Dia do Cabelo Afro: Telecine traz no catálogo filmes em que os cabelos são ‘pretagonistas’

Lista criada pelo coletivo Tela Preta traz filmes que enaltecem o cabelo como poderoso símbolo cultural; entre os longas recomendados estão ‘Infiltrado na Klan’, ‘Faça a Coisa Certa’ e ‘Cidade de Deus’

John David Washington e Laura Harrier em ‘Infiltrado na Klan’

Em 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Cabelo Afro, data instituída para enaltecer os cabelos naturais das pessoas negras que se tornaram símbolo cultural e marco histórico há centenas de anos. A iniciativa para a data foi liderada pela ativista Michelle de Leon, depois que o estado do Alabama, nos Estados Unidos, aprovou uma lei que permitia às empresas se recusarem a contratar pessoas que usassem dreadlocks. Com isso em mente, o coletivo Tela Preta, formado por colaboradores pretos do Telecine, montou uma lista de filmes em que os personagens e seus cabelos marcantes roubaram a cena e se tornaram verdadeiros ‘pretagonistas’.

O neologismo ‘pretagonismo’ é usado pelos escritores Rodrigo França e Jonathan Raymundo como um convite à reflexão sobre séculos de negação do protagonismo das pessoas negras em suas próprias histórias. O conceito ilustra a campanha anual do Telecine de Excelência Preta, em 2024, e é apresentado em peça institucional narrada por França. Confira abaixo as recomendações do Tela Preta — que estão disponíveis no catálogo do Telecine, disponível no Globoplay, Prime Video Channels e nas plataformas de streaming das operadoras de TV paga.

‘INFILTRADO NA KLAN’

‘UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK 2’

‘FAÇA A COISA CERTA’

‘CIDADE DE DEUS’

‘Ó PAÍ, Ó 2’

‘RESPECT: A HISTÓRIA DE ARETHA FRANKLIN’

‘MEDIDA PROVISÓRIA’

‘OS PANTERAS NEGRAS’

‘SAINT OMER’

‘GET ON UP – A HISTÓRIA DE JAMES BROWN’


Sobre o Telecine 

O Telecine oferece um serviço 100% filmes, construído a partir de uma curadoria feita por pessoas que amam cinema e entendem o gosto do brasileiro. Disponível em streaming e nos canais de TV por assinatura, o catálogo do Telecine está recheado de preciosidades, que vão desde lançamentos a filmes amados que marcaram época. A marca aposta na capilaridade de distribuição e em parcerias, permitindo ao assinante acessar o acervo completo de filmes em diferentes telas, seja através de apps já conhecidos pelo público, como Globoplay e Prime Video, ou nas plataformas das operadoras de TV paga (Claro, Oi, SKY e Vivo).

Compartilhe