A lista com seis títulos escolhidos pela Comissão de Seleção será anunciada no dia 16 de setembro. No dia 23 de setembro, será divulgado o filme que representará o Brasil na categoria.
A Academia Brasileira de Cinema anunciou a lista com os 12 longas-metragens que estão aptos a disputarem uma indicação à vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar®️ 2025. São eles: “A Metade de Nós”, de Flávio Botelho; “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles; “Cidade Campo”, de Juliana Rojas; “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge; “Levante”, de Lillah Halla; “Motel Destino”, de Karim Aïnouz; “Ninguém Sai Vivo Daqui”, de André Ristum; “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini; “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges; “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião; “Vermelho Monet”, de Halder Gomes; e “Votos”, de Ângela Patrícia Reiniger.
As reuniões da Comissão de Seleção acontecerão em duas etapas: dia 16 de setembro de 2024, segunda-feira, quando serão selecionados seis títulos entre os inscritos, e a reunião final, no dia 23 de setembro de 2024, segunda-feira, para a escolha do título que representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar®️ 2025. O filme escolhido será divulgado por meio de release para a imprensa e nas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema.
A METADE DE NÓS
Produção: Gullane Entretenimento
Direção: Flávio Botelho
Sinopse: Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do único filho, Felipe. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, o casal se separa. Cada um a seu modo vivencia experiências radicais. Carlos se muda para o antigo apartamento de Felipe, alienando-se na vida do filho morto. Já Francisca, assombrada pela culpa, dedica-se a desvendar o enigma do suicídio.
AINDA ESTOU AQUI
Produção: VideoFilmes, RT Features e MACT Films
Direção: Walter Salles
Sinopse: Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.
CIDADE CAMPO
Produção: Dezenove Som e Imagens
Direção: Juliana Rojas
Sinopse: O filme apresenta duas histórias sobre migração entre a cidade e o campo. Na primeira parte, após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo para encontrar sua irmã Tânia, que mora com o neto Jaime. Joana luta para sobreviver na “cidade do trabalho”. Na segunda parte, Flávia se muda com Mara, sua companheira, para a fazenda que herdou do pai, falecido recentemente. A natureza obriga as duas mulheres a enfrentar frustrações e lidar com memórias e fantasmas.
ESTÔMAGO 2 – O PODEROSO CHEF
Produção: Zencrane Filmes e Alexandra Cinematográfica
Direção: Marcos Jorge
Sinopse: A fantástica e divertida jornada de nosso “anti-herói” preferido, Raimundo Nonato (João Miguel), e suas aventuras filosófico-culinárias continuam. Dezesseis anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, Nonato virou o chef dos chefes na prisão, encantando com seu talento culinário e saborosa lábia tanto o diretor do presídio quanto o veterano líder dos detentos, Etecétera (Paulo Miklos). Até que um terceiro chefão, o mafioso italiano Dom Caroglio (Nicola Siri), chega para disputar o controle da penitenciária e o privilégio de ser servido pelo carismático cozinheiro. Ao mesmo tempo, conheceremos os tortuosos caminhos que transformaram o pacato filho da dona de um restaurante brasileiro no sul da Itália no poderoso chefe que, anos depois, vem ao Brasil desafiar o crime organizado por causa de Nonato.
LEVANTE
Produção: Arissas (Brasil), Manjericão Filmes (Brasil), In Vivo Films (França), Cimarrón Cine (Uruguai)
Direção: Lillah Halla
Sinopse: A futura liberdade e autonomia de Sofía, uma jovem jogadora de vôlei, são ameaçadas por um conservador e violento efeito manada… Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, SOFÍA (17), descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada.
MOTEL DESTINO
Produção: Cinema Inflamável Produções Cinematográficas
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: O Motel Destino em tons de neon é um hotel de sexo à beira da estrada sob o céu azul ardente da costa do Norte do Brasil, administrado pelo boorish Elias e sua frustrada e bela esposa Dayana. Quando Heraldo, de 21 anos, se vê no motel, depois de errar um golpe e fugir da polícia e da gangue que ele decepcionou, Dayana se vê intrigada e o deixa ficar. Enquanto os dois navegam em uma dança de poder, desejo e libertação, um perigoso plano de liberdade surge. Neste noir tropical, lealdades e desejos se entrelaçam, revelando que o destino tem seu próprio design enigmático.
NINGUÉM SAI VIVO DAQUI
Produção: Gullane Entretenimento
Direção: André Ristum
Sinopse: No começo dos anos 70 a jovem Elisa e internada à força pelo pai no Hospital Psiquiátrico Colonia, por ter engravidado do namorado. Após passar por muitos abusos, Elisa, junto com outros colegas injustiçados, lutará para encontrar uma maneira de fugir dessa sucursal do inferno.
O SEQUESTRO DO VOO 375
Produção: Estúdio Escarlate
Direção: Marcus Baldini
Sinopse: Em 1988 o trabalhador Nonato (Jorge Paz) se rebelou contra o presidente e as dificuldades de um país em crise e orquestra o sequestro de um voo comercial para um atentado ao Palácio do Planalto. Murilo (Danilo Grangheia), o piloto desse avião, se vê responsável pela vida de mais de 100 pessoas a bordo e mesmo com toda tensão criada pelo sequestrador dentro da aeronave, executa a manobra mais impressionante da sua carreira e muda a história da aviação. Baseado em uma história real.
SAUDADE FEZ MORADA AQUI DENTRO
Produção: Plano 3 Filmes
Direção: Haroldo Borges
Sinopse: Bruno é um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.
SEM CORAÇÃO
Produção: Cinemascópio Filmes
Direção: Nara Normande e Tião
Sinopse: Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.
VERMELHO MONET
Produção: ATC Entretenimentos e Glaz Entretenimento
Direção: Halder Gomes
Sinopse: Johannes Van Almeida (Chico Diaz) é um pintor de mulheres sem aceitação no mercado; obsoleto. Com a visão deteriorada e à beira de um colapso nervoso, encontra em Florence Lizz (Samantha Müller) – uma famosa atriz em crise e insegura na preparação para o seu filme mais desafiador a inspiração para realizar sua obra prima. Antoinette Lefèvre (Maria Fernanda Cândido) é uma influente marchand/connoisseur de arte que fareja o valor de obras de arte quando histórias de inspiração viram obsessão entre pintores e modelos.
VOTOS
Produção: No Ar Comunicação
Direção: Ângela Patrícia Reiniger
Sinopse: O documentário investiga as razões que levam as pessoas, em pleno século 21, a fazer os votos de Conversão dos Costumes (Pobreza e Castidade), Obediência, e Estabilidade (viver e morrer no mesmo local), e a optar por viver em clausura, ao entrarem para a vida monástica. No mundo atual, onde há uma busca incansável por novidades e as relações humanas são cada vez mais descartáveis, os votos religiosos são, ao contrário disso, um compromisso para toda a vida. Tanto que, em sua fase final, são chamados de perpétuos. O documentário revela esta realidade, dentro dos mosteiros e abadias, a qual a maior parte das pessoas não tem acesso. E mostra também quem, depois de passar por todo processo, descobre que aquela vida não era para si.
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