42 Segundos (por Peter P. Douglas)

(Uma equipe não nasce, é construída)

            42 Segundos (2022), longa-metragem espanhol de drama biográfico esportivo, com classificação indicativa 12 anos e 106 minutos de duração. A trama é focada na seleção espanhola de pólo aquático e tudo o que eles vivenciaram antes e durante as Olimpíadas de Barcelona em 1992.

            Existem longas-metragens de esportes que focam em um único enredo, mas aqui encontramos vários que por si só gerariam sequencias. A visão do novo contra o velho (uma equipe sem muito sucesso, dominada por jogadores catalães que passa a receber jovens madrinistas). Duas formas de enxergar o mundo e o esporte que, competindo entre si, descobrirão juntos a fórmula para melhorar. Esta mesma equipe também recebe um novo treinador, um croata com táticas militares que testará os jogadores com uma preparação que beira (ou excede) o permitido.

            O título do filme se refere aos 42 segundos restantes da disputa do ouro na final olímpica. Importante frisar que a maior parte do filme se passa fora da água, na preparação prévia em Andorra e nos quartos dos jogadores.

            Se nos concentrarmos nos pontos fracos, estes não são muitos, mas fazem com que os pontos fortes do filme se confundam. Primeiro, o ar de filme feito diretamente para o streaming, que se nota nos momentos das Olimpíadas, com o público e em algumas soluções formais da produção, filtrando momentos do roteiro que parecem mal elaborados.

            E talvez o maior pecado seja que os momentos-chave da piscina não entusiasmam. Esses sentimentos são perceptíveis quando os atores saem da água, mas não durante o jogo em si, então o êxtase que qualquer filme de esportes deveria ter evapora para que o público acompanhe as reações após esse êxtase.

            Em resumo, “42 Segundos” é um filme que consegue adaptar sinceramente esse recorte da história olímpica no polo aquático, mas pelo caminho sofre alguns solavancos que o tornam um produto inferior ao que deveria ser. Mesmo assim, o público não se sentirá cansado ao assisti-lo e certamente encontrará pegadas que o farão acompanhar com interesse a trama e os diversos conflitos que são narrados.

Compartilhe