Produção autoral contemplada pelo ProAC une ritmos paulistanos com influências de outras regiões do Brasil e de países vizinhos
Com a proposta de valorizar a rica tradição musical do interior paulista e também estabelecer um diálogo criativo com a música folclórica de toda a América Latina, o Duo Música de Interior, formado por Aniela Rovani e Rafael Cardoso, lançou pela Passo Firme seu quarto álbum, “Braços Abertos”, no dia 30 de agosto. Confira o álbum em https://orcd.co/bracosabertos
A nova produção é composta por um repertório de 10 canções autorais que trazem a sonoridade característica do Duo Música de Interior, marcada pelo violão, viola caipira e dueto vocal, numa nova textura trazida pela banda de apoio formada por: Paulinho Leme (piano e acordeon), Adriano Tonon (percussão), Ximba Uchyama (contrabaixo) e Rafael Beck (flauta transversal), enriquecendo ainda mais as canções inspiradoras do Duo.
Explorando a diversidade musical
“Gravar o álbum ‘Braços Abertos’ foi um processo profundamente enriquecedor e transformador para nós. A inspiração para este trabalho veio da nossa vontade de explorar as raízes da música tradicional do interior paulista, ao mesmo tempo em que conversamos com a rica diversidade musical da América Latina. Cada faixa do álbum é uma jornada pela tradição e pela inovação, refletindo nossa paixão por essas culturas e nosso desejo de compartilhar isso com o público”, explica Rafael Cardoso.
“Acreditamos que ‘Braços Abertos’ tem o potencial de tocar corações e abrir diálogos sobre a importância da nossa cultura e da música folclórica. Nosso desejo é que o álbum seja uma ponte que conecta pessoas e culturas, promovendo um maior entendimento e celebração das nossas tradições. Mas acima de tudo o que mais quero, é ver os shows de lançamentos cheios, pra comemorar junto com nosso público mais essa conquista”, afirma Aniela Rovani.
Shows
Os shows de lançamento serão uma celebração da música e da cultura, com performances que vão desde o intimismo de canções ao violão e sanfona até momentos mais vibrantes e rítmicos, de banda completa. A primeira apresentação foi no sábado (31/08), no Cine Itá, na cidade de Atibaia, com casa cheia e caravanas de diversas cidades da região. Agora a apresentação em Araras, no próximo sábado (14/09), no Teatro Estadual de Araras, será mais que especial para o Duo, inclusive porque Aniela Rovani nasceu e cresceu na cidade, mas também porque contará com a participação especial do coral municipal de Araras, sob regência do maestro Ednelson Silva. A entrada é gratuita, mas é possível reservar o ingresso pelo Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/97257
Tanto a gravação do álbum quanto os shows são viabilizados por projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC 2023. “Acreditamos que o público irá viajar em uma jornada que contempla muita variedade rítmica, alegria, ancestralidade, filosofia e a leveza da canção latino-americana”, afirma o Duo Música de Interior.
“Estamos muito felizes com reação do público que já assistiu ao primeiro show. Ouvimos de pessoas da plateia que, diferente do que está na grande mídias, que prioriza canções para as pessoas esquecerem da vida, as música do álbum Braços Abertos é para as pessoas se lembrarem da vida e se conectarem com seu próprio interior, em todos os sentidos. Vimos que ‘Braços Abertos’ tem o potencial de tocar corações e abrir diálogos sobre a importância da nossa cultura e da música brasileira. Nosso show tem o potencial de se tornar uma ponte que conecta pessoas e culturas, promovendo um maior entendimento e celebração das nossas tradições. Mas acima de tudo foi maravilhoso ver o show de lançamento lotado em Atibaia, e vamos amar ver o Teatro Estadual de Araras cheio de gente para celebrarmos juntos mais essa conquista”, afirma Aniela Rovani.
Pesquisa sonora
O Duo Música de Interior iniciou seu trabalho a partir da pesquisa da música caipira tradicional no interior paulista, tendo três álbuns autorais lançados desde 2020. A origem da música caipira encontra resquícios no período da catequização realizada pelos jesuítas entre os séculos XVI e XVIII, que, empenhados em estabelecer uma comunicação com os indígenas, usavam melodias e danças realizadas por eles. A estratégia foi usar melodias indígenas com letras em latim e vice-versa, melodias do cantochão com letras em guarani. Os ritmos brasileiros cururu e cateretê, que ainda hoje embalam o sapateado e palmeado dos catireiros, têm sua origem na união das danças indígenas com a música portuguesa tocada na viola (VILELA, 2013).
Partindo desse estilo que teve sua origem no encontro entre os indígenas brasileiros e os exploradores portugueses, no álbum Braços Abertos buscamos abraçar outros ritmos por toda a América Latina que também têm sua origem ancestral, como a zamba na Argentina e a guarânia no Paraguai, que também nasceram da fusão da música indígena de seu país com a música de seus colonizadores.
Este trabalho não apenas reafirma o compromisso do Duo Música de Interior com a preservação e valorização da cultura do interior paulista, mas também estabelece uma ponte entre essa tradição e os diversos ritmos e expressões musicais da América Latina. Ao reconhecer que a música do interior paulista está intrinsecamente ligada à identidade latino-americana, o duo reforça a importância do diálogo criativo entre diferentes tradições musicais para o enriquecimento e difusão da música folclórica como um todo. Também integram a discografia do Duo Música do Interior os álbuns: “Interior” e “Música de Interior”, ambos de 2021, e “Pés na Terra”, de 2024.
“Braços Abertos” é uma celebração da diversidade cultural e musical, uma inspiração para novos caminhos e possibilidades, unindo ritmos paulistanos com influências de outras regiões do Brasil e dos países vizinhos. É, portanto, mais do que um simples lançamento musical, é uma declaração de amor à música e à cultura latino-americanas, com os braços abertos para receber e compartilhar todas as suas riquezas!
Braços Abertos
- Rumo ao Mar (Rafael Cardoso/Aniela Rovani)
- Nascimento (Rafael Cardoso/Aniela Rovani)
- Quintilha Pro Avô (Rafael Cardoso)
- Palavra de Bem Querer (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira)
- Cirandeiro (Rafael Cardoso/Cristiano Borges)
- Guardiã das Tradições (Rafael Cardoso/Aniela Rovani)
- Flor no Cabelo (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira)
- Valerá (Rafael Cardoso)
- Dia de Poesia (Rafael Cardoso/Gujo Teixeira)
- Braços Abertos (Rafael Cardoso/Aniela Rovani)
Aniela Rovani – Voz (exceto faixa 3)
Rafael Cardoso – Voz, violão e viola caipira
Paulinho Leme – Piano (faixas 1, 2, 3 e 7); Acordeon (faixas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10)
Adriano Tonon – Percussão (faixas 1, 4, 5, 6, 8, 9 e 10)
Rafael Beck – Flauta transversal (faixas 1, 2, 5, 6, 9 e 10)
Ximba Uchyama – Contrabaixo (faixas 4, 5, 6, 8, 9, e 10)
Mel Moraes e Douglas do Catira – Catira (participação especial faixa 6)
Pedro Borguetti – Bombo Leguero (participação especial faixa 8)
Arranjos e produção musical: Duo Música de Interior e Paulinho Leme
Gravação e mixagem: Rafael Cardoso e Paulinho Leme
Masterização: Ernani Napolitano
Foto: Ary Jr.
Capa: Aniela Rovani
Conheça o Duo Música de Interior:
https://linktr.ee/musicadeinterio
Compartilhe