Poesia como um caminho de esperança
Especialista em Gestão Cultural, poeta e escritor há mais de uma década, Marcelo Rocha acredita na escrita poética como ferramenta para solucionar insensibilidades e a usa como ferramenta de resistência à violência. Resultado disso foi a execução de diversos projetos voltados a jovens de escolas públicas e a iniciativa “Um poema em cada árvore”, que espalha poemas em todas as regiões do país.
Na mais recente publicação “Poesia caminhos para Deus”, por exemplo, o autor utiliza da espiritualidade – sem tom religioso – como incentivo à pacificação do desconforto e o combate a violências por meio das palavras.
Idealizador de projetos que levam a poesia como ferramenta de paz para jovens em diferentes regiões, Marcelo Rocha publica livro com lições sobre espiritualidade em forma de versos
A necessidade de aceitar as incertezas com leveza e ser resiliente diante das aflições inerentes da vida é um ato de amor, o antídoto para curar a alma. Esta é a mensagem do livro Poesia Caminho Pra Deus, escrito pelo poeta Marcelo Rocha, que mostra, por meio de lições sobre esperança e espiritualidade, os verdadeiros motivos para persistir apesar dos dias difíceis.
Nesta coletânea poética, o autor explora diferentes aspectos da existência humana e a conexão com o Deus que habita no interior de cada pessoa, independentemente de religiões ou dogmas. Entre os versos, o leitor percebe que o despertar do corpo e do espírito está em ações rotineiras: na gentileza, simplicidade, leveza e aceitação ao enfrentar as complicações do cotidiano. Para o autor, esse vínculo com o mundo interior está principalmente no amor, que, de maneira análoga a uma árvore, é capaz de oferecer abrigo e sustento para todo o ecossistema.
essa poesia amarrotada de abraços
essa poesia nascida do suor
essa poesia temperada de vínculos
essa poesia vestida de pó
é
porque
só
restou
o
amor
(Poesia Caminho Pra Deus, p. 15)
Nesta obra, Marcelo Rocha esclarece que, antes de um caminho para Deus, a poesia é uma ponte capaz de solucionar insensibilidades e agruras, pacificar o desconforto e combater a violência por meio das palavras. Com a perspectiva de que a escrita poética é uma ferramenta de salvação e cura interna, o livro traz 52 poemas divididos em 12 capítulos com temas sobre autoconhecimento, saudade, esperança e transitoriedade do tempo.
Este lançamento literário aborda um assunto que acompanha a carreira do escritor: a poesia como meio de transformação. Organizador do projeto “Poesia sim, violência não”, que leva a literatura para escolas públicas, e gestor cultural do Instituto Psia, Marcelo Rocha ressalta a importância da escrita e leitura poética como um mecanismo para capturar e transmitir emoções, sejam positivas ou negativas, de forma a expressar o sentido da vida através do que os olhos percebem e o coração sente.
FICHA TÉCNICA
Título: Poesia Caminho Pra Deus
Autor: Marcelo Rocha
Editora: Instituto Psia
ISBN: 978-65-983588-0-8
Páginas: 82
Onde comprar: Amazon
Sobre o autor: Marcelo Rocha é baiano de nascença e mineiro de criação. Graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Gestão Cultural, ele busca promover a paz em escolas públicas do Vale do Rio Doce com o projeto “Poesia sim, violência não”, que já beneficiou mais de 14 mil jovens na região. Fundador e gestor cultural do Instituto Psia, tem 5 livros publicados. Em 2010 e 2014 recebeu o troféu do “Prêmio Vivaleitura”, concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Idealizador do “Um poema em cada árvore”, iniciativa cultural que espalha poesia em todas as regiões do país, o escritor acredita na escrita poética como ferramenta para solucionar insensibilidades.
Redes sociais do autor:
- Instagram: @poetamarcelorocha
- Youtube: @poetamarcelorocha6764