O longa da Searchlight Pictures está em cartaz nos cinemas brasileiros e é a quarta produção do diretor protagonizado pela atriz
A inseparável dupla está de volta! Após o sucesso de POBRES CRIATURAS (2024), Tipos de Gentileza é também dirigido por Yorgos Lanthimos e estrelado por Emma Stone. O novo filme da Searchlight Pictures está em cartaz nos cinemas brasileiros e também conta com outros grandes nomes no elenco, como Willem Dafoe, Margaret Qualley, Jesse Plemons, Joe Alwyn, Hong Chau, Mamoudou Athie e Hunter Schafer.
Tipos de Gentileza apresenta uma fábula antológica que acompanha um homem sem escolha que tenta assumir o controle de sua própria vida; um policial tentando lidar com o fato de sua esposa, que havia desaparecido no mar, ter retornado e parecer outra pessoa; e uma mulher determinada a encontrar uma pessoa específica com uma habilidade especial, destinada a se tornar uma poderosa líder espiritual.
Confira mais sobre o filme abaixo:
Emma Stone e Yorgos Lanthimos: inseparáveis e premiados
Tipos de Gentileza é a quarta produção consecutiva de Yorgos Lanthimos protagonizada por Emma Stone. A parceria entre a atriz e o cineasta rendeu, além de histórias incríveis, diversas premiações importantes do mundo do cinema.
A colaboração entre os dois começou com o longa A FAVORITA (2018), que teve sua estreia no 75.º Festival Internacional de Cinema de Veneza e é protagonizado por Olivia Colman, vencedora do Oscar® de Melhor Atriz e Globo de Ouro® de Melhor Atriz em Comédia ou Musical pelo seu trabalho na obra. O filme também rendeu as indicações de Melhor Atriz Coadjuvante para Emma Stone e Melhor Filme nas duas premiações, além de Lanthimos também ser indicado a Melhor Diretor no Prêmio da Academia pela produção.
No começo de 2024, POBRES CRIATURAS chegou aos cinemas brasileiros, consolidando o sucesso da dupla após o longa vencer quatro categorias do Oscar®: Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Design de Produção, Melhor Maquiagem e Penteados e Melhor Figurino, além de ser indicado a outras sete categorias, que incluíam Melhor Filme, Melhor Diretor (Yorgos Lanthimos), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Já no Globo de Ouro®, POBRES CRIATURAS venceu duas categorias: Melhor Filme de Comédia ou Músical e Melhor Atriz em Comédia ou Musical (Emma Stone). A FAVORITA e POBRES CRIATURAS estão disponíveis no catálogo do Disney+.
Outro projeto da de Lanthimos e Stone é o – não tão conhecido e pouco visto – curta-metragem Bleat, de 2022. A produção, que é silenciosa e sem diálogos, foi exibida apenas duas vezes, acompanhada de uma orquestra para poucos felizardos: uma no Festival de Cinema de Nova York de 2023 e outra em Atenas, cidade natal do cineasta.
E, pelo jeito, a dupla ainda quer mais! Em junho deste ano, foi anunciado que Bugonia com planos para estrear em novembro de 2025. Com roteiro de Will Tracy (“O MENU”), o filme conta com a direção de Yorgos, será protagonizado por Emma e terá Jesse Plemons em seu elenco, além do diretor Ari Aster (Hereditário) que também fará parte da equipe de produção.
Lanthimos acha difícil explicar a razão de adorar trabalhar com Stone, mas reconhece que isso se resume em grande parte ao fato de que eles gostam da companhia um do outro. “Nós simplesmente nos damos bem e trabalhar juntos não é uma tarefa árdua. Há muitas coisas com as quais podemos simplesmente trabalhar, sem ter que analisar, discutir ou argumentar“, compartilha o cineasta.
Histórias que se conectam
A história de Tipos de Gentileza, fruto da colaboração entre Yorgos Lanthimos e Efthimis Filippou, assumiu várias formas narrativas ao longo dos anos, acabando por se transformar em uma antologia dividida em três histórias. “Começamos com uma história, mas enquanto trabalhávamos nela, pensamos que seria interessante fazer um filme com uma estrutura diferente do que havíamos feito antes“, explica Lanthimos. “Ao identificarmos as histórias subsequentes, queríamos manter um fio temático, para que parecesse que tudo pertencia ao mesmo universo.”
Durante o processo de escrita, Yorgos enviou o roteiro para sua a vencedora do Oscar® Emma Stone, que ficou imediatamente fascinada pelo projeto. “Adorei o roteiro e como ele se desenvolveu em um tríptico. As histórias se entrelaçam de uma forma que não é necessariamente clara, mas que capitaliza o que veio antes. Achei a perspectiva muito empolgante”, disse a atriz.
Depois de concluir o roteiro com Filippou, e durante o processo de produção, o diretor teve a ideia de que os mesmos atores deveriam interpretar um personagem diferente em cada história, para criar uma sensação de familiaridade para o público. Inicialmente, ele queria que cada personagem fosse visualmente muito diferente um do outro. No entanto, mudou de ideia.
Os temas das histórias de Tipos de Gentileza são predominantes em todo o filme, especificamente os de poder, controle, a dinâmica das relações humanas e livre arbítrio.
Tipos de Gentileza está em cartaz nos cinemas.
Assista ao trailer
Compartilhe