Rodadas de negócio, seminários, oficinas e outras atividades propõem fortalecimento de pontes culturais e econômicas entre os dois países
O ¡Hola Rio! vai criar pontes culturais e econômicas entre Brasil e Colômbia no segundo semestre deste ano ao propor encontros de mercado entre os dois países, além de levar a riqueza da produção artística do Estado do Rio de Janeiro a cidades colombianas. A ideia é que o evento seja uma porta de entrada para intercâmbios de conhecimento e trocas internacionais, oferecendo visibilidade para o potencial criativo do Rio de Janeiro, além de contribuir para ampliar os mercados da economia criativa.
Nos dias 27 e 28 acontecerá na cidade de Medellin, em parceria com o COMFAMA, o Seminário Internacional sobre Leis Fiscais, focado em gestores públicos e privados e no intercâmbio entre as políticas de fomento cultural no Brasil e na Colômbia.
Ainda em setembro, em parceria com El Carnaval de Negros y Blancos, em San Juan del Pasto e a Secretaria de Educação de Mocoa, acontece o Seminário Carnavales en América, em que profissionais do carnaval carioca ministram oficinas e palestras sobre a realização deste evento relevante para a economia e cultura do Estado. Entre os painéis estão “Indústria Multicultural e seus impactos na Economia e no Bem Estar da Cidade e País – Povo e Conexões”, “Coreografias de sucesso com auxílio de vídeos”, “Da Composição ao Samba Enredo: Origens e Função” e muitos outros. Além disso, três profissionais de Mocoa e três de San Juan del Pasto envolvidos com o carnaval colombiano foram selecionados para um seminário e imersão nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro previsto para acontecer na capital carioca em 2025. Será um intercâmbio cultural que tem como objetivo aproximar os países e fomentar a circulação de ideias e técnicas criativas.
Em Bogotá, haverá uma Rodada de Negócios com produtores que representam artistas das artes cênicas fluminense dentro do Mercado de Artes de Bogotá, de 10 a 13 de outubro. No início do mês, a cidade recebe o Festival Internacional de Artes Vivas de Bogotá, com direito a show de abertura de Mart’nália e Paulinho Moska. O evento também recebe monólogos de atores como Gregório Duvivier, além de apresentações de grupos teatrais e de dança fluminenses como da Aquela Cia, Grupo Teatral Aslucianas, Palavra Z, Terreiro das Artes Casa Cabocla e Zahy Tentehar.
O grafite fluminense também será destaque em Bogotá, onde os artistas Bruno Lyfe, Cazé, Jeff Seon, Pablo Malafaia e Toz Viana se unem a artistas colombianos para um projeto em conjunto. Em parceria com o IDARTES, serão criados cinco murais de pintura e grafite nas ruas da cidade, tornando o espaço uma vitrine de arte urbana para a América Latina. Ao final do evento, no dia 30 de outubro, eles recebem o público para uma conversa na galeria do IDARTES. Em novembro, cinco artistas de Bogotá virão ao Rio de Janeiro para realizar cinco pinturas de grafite em colaboração com os participantes do Rio de Janeiro que participaram em Bogotá.
No total, o ¡Hola Rio! conta com mais de 30 apresentações de teatro, dança, música, artes visuais e ações formativas, convocando mais de 200 artistas, gestores, produtores e técnicos brasileiros para este intercâmbio cultural que celebra a diversidade das artes e da cultura. A cooperação internacional, o impacto e fomento são os pilares fundamentais do evento, contribuindo para o reconhecimento do país como centro difusor da cultura e ampliando o acesso a bens culturais brasileiros.
A temporada ¡Hola Rio! Colômbia 2024 é realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Ano Rio-Colômbia. Tem produção executiva da Jerimum Ideias e apoio institucional da Solucionart, da Quitanda Soluções Criativas e do Ano Brasil Colômbia.
Compartilhe