Votos (por Peter P. Douglas)

(As escolhas que fazemos podem ser perpétuas)

            Votos (2022), longa-metragem documental nacional, distribuído pela O2 Filmes, estreia, oficialmente, nos cinemas brasileiros, no dia 25 de julho de 2024, com classificação indicativa livre e 71 minutos de duração.

            O documentário dirigido por Ângela Patrícia Reiniger, mergulha profundamente na vida monástica e nos votos religiosos de Pobreza, Castidade, Obediência e Estabilidade no contexto contemporâneo das metrópoles latino-americanas. Em sua narrativa, o público é convidado a refletir sobre a natureza do compromisso e da fé em uma era marcada pelo consumismo e pela gratificação instantânea.

            A diretora, com um olhar sensível e inquisitivo, apresenta uma série de entrevistas com indivíduos que escolheram abraçar uma vida de votos perpétuos, revelando não apenas suas motivações, mas também os desafios e as alegrias que acompanham tal escolha. Através desses relatos pessoais, constrói-se um mosaico de experiências humanas que são ao mesmo tempo únicas e universais.

            A narrativa se entrelaça com relatos pessoais de irmã Emanuela, irmão Joaquim, irmão Luís Maria e Gleiciane Marques, que renunciou ao caminho da clausura. Figuras como Dom Felipe, abade do Mosteiro de São Bento no Rio, e Madre Martha Lúcia, abadessa em São Paulo, desvendam os mistérios dos mosteiros e o dia a dia monástico.

            A escolha de focar nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, serve como um pano de fundo contrastante para a vida contemplativa dos mosteiros e abadias, onde a decisão de se comprometerem em uma existência de renúncias e dedicação espiritual difere totalmente da vida nas grandes metrópoles em que existe a busca incessante por prazeres efêmeros.

            Em suma, “Votos” é uma jornada cinematográfica que desafia as percepções comuns e oferece uma visão rara sobre a vida monástica. Ele questiona o espectador sobre os valores da sociedade atual e o que significa fazer um compromisso verdadeiro e duradouro, destacando-se ainda, por sua abordagem honesta e sem julgamentos, evitando cair em estereótipos ou simplificações.

Compartilhe