Segunda edição da mostra Amor ao Cinema celebra a cinefilia e a história da 7ª arte no CineSesc

De 31 de julho a 14 de agosto, evento exibe títulos, nacionais e estrangeiros, e propõe uma reflexão sobre as transformações culturais e técnicas do cinema

O inédito “A Última Sessão”, de Pan Nalin, abre a mostra no dia 31/07 | Divulgação

De 31 de julho a 14 de agosto de 2024, o Sesc São Paulo realiza a segunda edição da mostra Amor ao Cinema, no CineSesc, e convida os públicos a refletirem sobre o papel do cinema na sociedade contemporânea, a partir de sua história secular, até os dias de hoje. Criada como um evento de celebração à cinefilia e à memória do cinema, a mostra exibe uma programação de clássicos restaurados, obras recentes, alternativas e consagradas, de diferentes cineastas nacionais e estrangeiros, que homenageiam o cinema em suas narrativas e estéticas. 

Além das exibições, o evento traz encontros, bate-papos com pensadoras e pensadores do cinema e uma série de entrevistas inéditas com personalidades do cinema nacional, como Ismail Xavier, Jean Claude Bernardet, Máximo Barro, entre outros, que serão exibidas no foyer do cinema. 

A abertura acontece no dia 31 de julho, às 20h30, com exibição gratuita do filme A Última Sessão, do indiano Pan Nalin. Os ingressos podem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do CineSesc.

Inédito nos cinemas brasileiros, A Última Sessão (2022) apresenta a jornada transformadora de uma criança, que vive na Índia rural, nos anos 1980, e sonha em se tornar cineasta, sem saber das dificuldades que terá de enfrentar. O filme foi a escolha da Índia para concorrer à vaga na disputa de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, em 2023.

Dentre os destaques, a mostra Amor ao Cinema exibe os clássicos e cults Videodrome (1983), de David Cronenberg, Cidade dos Sonhos (2001), de David Lynch e A Lei do Desejo (1987), de Pedro Almodóvar. Restaurado em 4K, Do Fundo do Coração (1982), de Francis Ford Coppola, irá inaugurar a faixa Clássicos Acessíveis, com acessibilidade para o público de cegos e baixa visão, surdos e ensurdecidos.

O público também  poderá assistir com exclusividade a filmes inéditos no circuito de exibição, como Coupez! (Corta!), de Michel Hazanavicius, exibido na abertura do Festival de Cannes em 2023, o espanhol Fechar os Olhos, de Victor Erice, e o indiano A Última Sessão, de Pan Nalin, exibidos na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo de 2023.

Edifício Master (2002), de Eduardo Coutinho | Divulgação

FAIXA RUPTURAS

Ainda na programação, uma faixa exibirá filmes que promoveram rupturas estéticas na linguagem do cinema, como Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock, Arca Russa (2002), de Aleksander Sokurov, Cléo das 5 às 7 (1962), de Agnés Varda, O Pântano (2001), de Lucrecia Martel, e Edifício Master (2002), de Eduardo Coutinho.


Além das exibições, Amor ao Cinema realiza um debate sobre Memória e Preservação do Cinema, com Maria Dora G. Mourão, diretora geral da Cinemateca Brasileira, Hernani Heffner, diretor da Cinemateca do MAM-RJ e Debora Butruce, pesquisadora e especialista em conservação e restauro do cinema. A atividade é gratuita e acontece no dia 1/8, às 19h, no saguão do CineSesc.

No dia 5 de agosto, às 19h, o Sesc São Paulo e a Companhia das Letras realizam o lançamento do livro “O Último Sonho”, escrito pelo cineasta espanhol Pedro Almodóvar. O evento acompanha uma conversa com os convidados João Silvério Trevisan, consagrado autor, três vezes vencedor do Prêmio Jabuti, e o diretor e roteirista brasileiro Marcelo Caetano. A mediação será da crítica literária e professora Eliane Robert Moraes. Após o bate-papo, às 20h30, o público vai poder conferir a exibição do clássico A Lei do Desejo(1987), de Pedro Almodóvar.

O saguão do CineSesc recebe um segundo lançamento de livro dentro da Mostra Amor ao Cinema no dia 8 de agosto. Escrito pelo crítico de cinema e professor Pedro Butcher, “Hollywood e o mercado de cinema do Brasil: princípios de uma hegemonia”, da editora Letramento. O autor estará presente a partir das 19h em uma noite de autógrafos e bate-papo com o público.

Pedro Butcher e Lia Bahia também darão um curso presencial na sala do CineSesc nos dias 8, 9 e 10 de agosto, das 10h30 às 12h. Intitulado “Cinema no Século XXI: Cultura, Política, Tecnologia e Linguagem”, ele oferece uma visão histórica e contemporânea da cadeia do cinema para melhor entender os desafios que o setor enfrenta hoje no mundo e, particularmente, no Brasil, apresentando uma visão analítica e crítica dos atravessamentos políticos, culturais, econômicos e de linguagem de uma atividade intrinsecamente ligada à tecnologia. As inscrições são gratuitas e feitas no site do evento.

A mostra realiza um encontro marcante, na exibição gratuita do documentário Desarquivando Alice Gonzaga, dirigido por Betse de Paula. A escritora, pesquisadora, produtora, diretora e personagem título do filme estará presente para apresentar a sessão. Alice é filha de Adhemar Gonzaga, fundador da Cinédia, que durante as décadas de 1930 e 1940 foi uma das principais produtoras do país, responsáveis por títulos como “O Ébrio” (1946), de Gilda Abreu, “Lábios Sem Beijo” (1930), de Humberto Mauro, “Mulher” (1931), de Octávio Gabus Mende, e “Alô. Alô. Carnaval!” (1936), de Adhemar Gonzaga.

O curso online Fundamentos da Preservação Audiovisual também será oferecido gratuitamente para interessados de todo o Brasil. Os encontros oferecerão uma visão global das principais atividades necessárias para que obras audiovisuais, sejam analógicas ou digitais, sobrevivam ao tempo e permaneçam acessíveis também para as gerações futuras. Quem ministra é a professora Maria Fernanda Curado Coelho, conservadora audiovisual e museóloga, membro fundadora da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e conselheira do Conselho Regional de Museologia. De 6 a 22 de agosto, terças e quintas, das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas e feitas no site do evento.

Os ingressos para a Mostra Amor ao Cinema têm os ingressos com valor único de R$ 10,00, e algumas sesõess com conversas e especiais, como Desarquivando Alice Gonzaga e Cada um com seu Cinema são gratuitas. E exclusivamente nesta edição da mostra, dentro do Festival Mesa Brasil, todas as sessões no CineSesc dos dias 10 e 11/07 são gratuitas. A doação de alimentos não perecíveis é sugerida como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício. Os ingressos para as sessões gratuitas podem ser retirados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do CineSesc.

Brainwashed: Sexo-Câmera-Poder, de Nina Menkes, está disponível na plataforma Sesc Digital | foto Hugo Wong

A plataforma Sesc Digital, serviço de streaming gratuito do Sesc São Paulo, também recebe a programação da mostra e disponibiliza três títulos.

Brainwashed: Sexo-Câmera-Poder, da cineasta estadunidense Nina Menkes, documentário que revela uma estrutura de misoginia e paternalismo que, desde o início do cinema até os dias atuais, se infiltra em alguns de nossos filmes favoritos. Outra produção exclusiva é Mulheres Fazem Cinema: Um Novo Road Movie Através do Cinema, do irlandês Mark Cousins, responsável pelo premiado “Os Olhos de Orson Welles”. Composta de 14 episódios, a série documental faz uma importante reconstrução da história do cinema a partir do olhar feminino. Cada episódio destaca, através do mapeamento de obras realizadas por mulheres, o papel da mulher desde os primórdios do cinema. A série é narrada pelas atrizes Tilda Swinton, Jane Fonda, Kerry Fox, entre outras.

Também dirigido por Cousins, Marcha para Roma, eleito Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em 2022, narra a ascensão do fascismo na Itália e suas consequências na Europa dos anos 1930. Para assistir, basta acessar sesc.digital.

E para levar um pouco de Amor ao Cinema para casa, a loja do Sesc contará com produtos exclusivos da Mostra. Sacolas e camisetas com estampas com a marca da Amor ao Cinema, em edição limitada, e livros relacionados com o tema do evento, publicados pela Editora Sesc, estarão disponíveis na loja do CineSesc.

Mais informações e a programação completa em sescsp.org.br/amoraocinema.

“Arca Russa”, de Aleksandr Sokurov | Divulgação

PROGRAMAÇÃO | MOSTRA AMOR AO CINEMA 2024

De 31 de julho a 14 de agosto, a mostra Amor ao Cinema 2024 propõe reflexões sobre as mudanças técnicas do cinema enquanto linguagem e as transformações subjetivas e culturais que elas têm provocado desde sua invenção no final do século XIX. Além das exibições na sala do CineSesc e na plataforma Sesc Digital, a programação contempla encontros, conversas, lançamentos de livros e cursos.

CINESESC

Ingressos a R$ 10,00 e gratuitos

CineSesc | Rua Augusta, 2075 – São Paulo  

sescsp.org.br/amoraocinema

Sessão de Abertura QUARTA, 31/07, ÀS 20H30. Sessão gratuita com retirada de ingressos 1h30 antes na bilheteria.

DOMINGO, 11/08, ÀS 20H30. Sessão gratuita parte do Festival Mesa Brasil. A doação de alimentos não perecíveis é sugerida como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício.

QUARTA, 14/08, ÀS 18H. 

A ÚLTIMA SESSÃO

Dir.: Pan Nalin | Índia, França, EUA | 2021 | 110 min | Ficção | 14 anos
Quando a magia dos filmes conquista o coração do jovem Samay, de 9 anos, ele faz de tudo para realizar o seu sonho de se tornar um cineasta, sem saber das dificuldades que está prestes a enfrenta.

TERÇA, 06/08, ÀS 18H.

QUINTA, 08/08, ÀS 15H.

ADAPTAÇÃO

Dir.: Spike Jonze | EUA | 2002 | 114 min | Ficção | 16 anos
Um roteirista com crise existencial tem a difícil tarefa de adaptar um livro para o cinema e pede ajuda ao seu irmão gêmeo, que tem a mesma profissão.

SEGUNDA, 05/08, ÀS 20H.

QUINTA, 08/08, ÀS 17H30.
A LEI DO DESEJO

Dir.: Pedro Almodóvar | Espanha | 1987 | 102 min | Ficção | 16 anos | 35mm

Um diretor de cinema homossexual conhece um belo jovem, e os dois passam a noite juntos. No dia seguinte, está convencido de que foi um encontro casual e diz ainda estar apaixonado por seu namorado. O amante não entende e revela seu lado possessivo.

QUINTA, 01/08, ÀS 20H30.

SEGUNDA, 05/08, ÀS 15H.

ARCA RUSSA

Dir.: Alexandr Sokurov | Rússia | 2002 | 99 min | Ficção | Livre | 35mm

Nos dias atuais, um cineasta é misteriosamente enviado ao museu Hermitage, em São Petersburgo, no ano de 1700. Lá ele encontra um diplomata francês do século XIX, com quem inicia uma jornada pela história da Rússia entre os séculos XVIII e XXI.


TERÇA, 06/08, ÀS 20H30. 

SEXTA, 09/08, ÀS 15H.

BARTON FINK: DELÍRIOS DE HOLLYWOOD

Dir.: Ethan Coen e Joel Coen | EUA | 1991 | 116 min | Ficção | 16 anos

Barton Fink é um tímido dramaturgo de extremo sucesso na Broadway que, devido ao reconhecimento adquirido por seu último trabalho, é chamado por um grande estúdio de Hollywood para escrever o roteiro de um filme sobre luta livre. Ao chegar em Los Angeles, se hospeda em um hotel barato e decadente para ter privacidade para escrever, mas acaba sendo vítima de um terrível bloqueio de escritor, não conseguindo avançar no projeto. É aí que Barton conhece Charlie Meadows, residente do quarto ao lado, um vendedor de seguros bastante simplório e amigável, que tenta ajudá-lo a recuperar a criatividade. Só que acontecimentos bastante curiosos farão com que sua vida se torne um verdadeiro inferno.


QUINTA, 01/08, ÀS 15H. Sessão gratuita com retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.

CADA UM COM SEU CINEMA

Dir.: Coletivo | França | 2007 | 119 min | Ficção | 16 anos

Em comemoração aos 60 anos do Festival de Cannes, 33 cineastas de 25 países são convidados a realizar um filme coletivo, cada um contribuindo com curtas de três minutos de duração, que expressam sua paixão pelo cinema.

SEXTA, 02/08, ÀS 17H30. Sessão apresentada pelo jornalista Duda Leite e gratuita com retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.
CECIL BEM DEMENTE

Dir.: John Waters | EUA, França | 2000 | 87 min | Ficção | 18 anos

Um jovem diretor e seu culto de terroristas sequestram uma deusa do cinema e a forçam a estrelar em seu filme underground. Jurando punir os pecados do cinema comercial, Cecil B. DeMented e sua equipe de produção guerrilheira invadem as ruas de Baltimore para filmar seu épico sem orçamento.

SÁBADO, 03/08, ÀS 20H. 

SEGUNDA, 12/08, ÀS 15H.

CIDADE DOS SONHOS

Dir.: David Lynch | EUA | 2001 | 147 min | Ficção | 14 anos
A jovem aspirante a atriz Barbie Betty viaja para Hollywood e conhece Rita, que escapou por pouco de ser assassinada, e que agora se encontra com amnésia devido a um acidente de carro. Juntas, vão em busca da verdade por trás da identidade de Rita.


SÁBADO, 03/08, ÀS 18H.

SEGUNDA, 12/08, ÀS 18H.

CLÉO DAS 5 ÀS 7

Dir.: Agnès Varda | França | 1962 | 90 min | Ficção | Livre
Cléo, uma jovem cantora, vive um momento de angústia enquanto aguarda os resultados de exames médicos. Ela perambula pela cidade à espera da resposta, buscando distração com coisas banais, até que conhece um soldado prestes a partir para a guerra na Argélia.

SÁBADO, 03/08, ÀS 15H.

QUARTA, 07/08, ÀS 17H30.

COUPEZ! (CORTA!)

Dir.: Michel Hazanavicius | França, Reino Unido | 2022 | 110 min | Ficção | 16 anos
Filmar um filme de zumbis de baixo orçamento dá errado quando os poucos membros da equipe são atacados por zumbis reais.

QUARTA, 07/08, ÀS 20H.

TERÇA, 13/08, ÀS 15H.

COUTINHO.DOC: APARTAMENTO 608

Dir.: Beth Formaggini | Brasil | 2009 | 51 min | Documentário | 10 anos
Eduardo Coutinho visto bem de perto durante a criação do seu filme Edifício Master. Um documentarista em crise diante de sua obra.

EDIFÍCIO MASTER

Dir.: Eduardo Coutinho | Brasil | 2002 | 110 min | Documentário | 12 anos
O filme registra o cotidiano dos moradores do Edifício Master, em Copacabana, e apresenta um rico painel de histórias. Com 276 apartamentos e 12 andares, o local serve de moradia aos entrevistados, que revelam dramas, solidões, desejos e vaidades.


QUARTA, 14/08, ÀS 20H30. 
Sessão apresentada por Alice Gonzaga e gratuita com retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.
DESARQUIVANDO ALICE GONZAGA

Dir.: Betse de Paula | Brasil | 2017 | 88 min | Documentário | Livre
A obra revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro por meio da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. O precioso arquivo da Cinédia junto é aberto e com Alice conta as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas.


QUINTA, 01/08, ÀS 18H. 

TERÇA, 06/08, ÀS 15H.

ED WOOD

Dir.: Tim Burton | EUA | 1994 | 127 min | Ficção | 14 anos
Um retrato exótico da vida de Ed Wood. Focando os relatos nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.


SEXTA, 02/08, ÀS 20H.

SÁBADO, 10/08, ÀS 20H. Sessão gratuita dentro do Festival Mesa Brasil. A doação de alimentos não perecíveis é sugerida como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício.

FECHAR OS OLHOS

Dir.: Victor Erice | Espanha, Argentina | 2023 | 169 min | Ficção | 14 anos
Julio Arenas, um famoso ator espanhol, desaparece durante as gravações de um filme. Embora nunca tenha encontrado o corpo do artista, a polícia conclui que ele faleceu vítima de um acidente no mar. Anos depois, o mistério sobre a morte de Arenas ganha novos contornos, quando um programa de televisão revela as últimas cenas que ele gravou, sob o comando de um amigo, o diretor Miguel Garay.


SEGUNDA, 05/08, ÀS 17H30.

SÁBADO, 10/08, ÀS 15H. Sessão gratuita dentro do Festival Mesa Brasil. A doação de alimentos não perecíveis é sugerida como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício.

FESTIM DIABÓLICO

Dir.: Alfred Hitchcock | EUA | 1948 | 80 min | Ficção | 14 anos
Dois jovens intelectuais acreditam ter cometido o crime perfeito. Após estrangularem um colega de classe, recebem uma série de amigos no apartamento onde o crime foi cometido. Durante o jantar, o corpo permanece escondido dentro do baú sobre o qual será servida a comida.

DOMINGO, 04/08, ÀS 20H.

SEGUNDA, 12/08, ÀS 20H.
IMPÉRIO DA LUZ

Dir.: Sam Mendes | Reino Unido, EUA | 2023 | 119 min | Ficção | 12 anos
Império da Luz é uma história de amor ambientada em um belo cinema antigo na costa sul da Inglaterra na década de 1980.  Seguimos Hilary, a gerente do cinema Império, que luta contra depressão. Hilary não vê os filmes e não tem uma vida fácil, mas encontra um novo ânimo com a chegada de Stephen, rapaz negro que entra para a equipe e imediatamente a conquista.


DOMINGO, 11/08, ÀS 17H30. Sessão gratuita dentro do Festival Mesa Brasil. A doação de alimentos não perecíveis é sugerida como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício.

QUARTA, 14/08, ÀS 15H.

Clássicos Acessíveis
8 ½

Dir.: Federico Fellini | França, Itália | 1963 | 138 min | Ficção | 14 anos

Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem ideia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade. Exibição em cópia restaurada DCP 4K. Sessão comemorativa 100 anos Marcello Mastroianni. Acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas descritivas pelo aplicativo CineAssista.

SEXTA, 09/08, ÀS 20H. Sessão apresentada por Paulo Santos Lima.

TERÇA, 13/08, ÀS 18H. 

Clássicos Acessíveis
O FUNDO DO CORAÇÃO

Dir.: Francis Ford Coppola | EUA | 1981 | 107 min | Ficção | 14 anos

Em O Fundo do Coração, no dia quatro de julho, um casal trabalhador que vive nos arredores de Las Vegas, completam cinco anos juntos. Eles planejam comemorar, só que ao invés disso, brigam e terminam tudo. Mesmo com o recente fim do relacionamento, os dois resolvem sair à procura de novos parceiros. Só que eles ainda se amam, mas não dão o braço a torcer. Exibição em cópia restaurada DCP 4K. Acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas descritivas pelo aplicativo CineAssista.

SEXTA, 09/08, ÀS 17H30.

TERÇA, 13/08, ÀS 20H30.
O HOMEM DAS ESTRELAS

Dir.: Giuseppe Tornatore | Itália | 1995 | 113 min | Ficção | 14 anos 

Na Sicília dos anos 1950, charlatão finge-se de diretor, cobrando 1.500 liras de cada morador que tem o sonho de se tornar estrela de cinema, prometendo exibir o teste aos estúdios de Roma. Mas tudo muda quando ele se apaixona pela esperançosa e bela Beata.


DOMINGO, 04/08, ÀS 17H30.

QUARTA, 07/08, ÀS 15H.
O PÂNTANO

Dir.: Lucrecia Martel | Argentina, Espanha, França, Japão | 2001 | 103 min | Ficção | 14 anos 

A vida de duas famílias – uma de classe média urbana, outra de produtores rurais decadentes – estão entrelaçadas no estupor provincial de uma Salta caótica e imutável, onde nada acontece, mas tudo está prestes a explodir.


SEXTA, 02/08, ÀS 15H.

O ÚLTIMO CINE DRIVE-IN

Dir.: Iberê Carvalho | Brasil | 2015 | 100 min | Ficção | 12 anos 

O Último Cine Drive-In conta a história de reencontro entre um pai e um filho, tendo como pano de fundo o fim do último cinema drive-in do Brasil. O jovem operário Marlombrando (Breno Nina) precisa levar sua mãe, Fátima (Rita Assemany), para fazer um exame médico em Brasília. O que seria uma breve viagem se torna uma longa batalha no terceiro maior hospital público do país. Sem ter a quem recorrer, Marlombrando precisará reencontrar seu pai, Almeida (Othon Bastos), ausente há muitos anos. Dono do Cine Drive-in de Brasília, Almeida insiste em manter vivo um tipo de cinema que já não atrai mais espectadores como na década de 70. Com a ameaça de demolição do cinema e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho precisam resolver questões do passado para realizar um irresponsável plano de reencontro entre Fátima e o último Cine Drive-in.

DOMINGO, 11/08, ÀS 15H. Sessão gratuita parte do Festival Mesa Brasil. A doação de alimentos não perecíveis é sugerida como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício.
CineClubinho
GILDO

Dir.: César Cabral | Brasil | 2023 | 13 min | Animação | Livre

Episódio: A Melhor Festa de Todas. Gildo é um elefantinho com uma imaginação infinita! O resultado? Junto com seus melhores amigos Paulo e Socorro, ele vive cada pequena descoberta do dia a dia como se fosse a maior aventura do mundo! Baseado na aclamada série de livros infantis escritos por Silvana Rando, “Gildo” traduz para o audiovisual a maravilha que é descobrir o mundo quando somos crianças. Neste episódio, Gildo quase esqueceu que é aniversário da sua amiga Verinha e decide fazer uma festa surpresa. Paulo e Socorro ficam com a tarefa de fazer o bolo, mas acabam misturando as receitas e fazem um bolo de pimenta mexicana!
UM FILME DE CINEMA

Dir.: Thiago B. Mendonça | Brasil | 2017 | 84 min | Ficção | Livre

Bebel, filha de um diretor de cinema em crise, quer fazer um filme com seus amigos para um projeto escolar. A realização do filme se torna uma grande aventura e leva Bebel, sua família e seus amigos a uma viagem pela história do cinema.


QUINTA, 08/08, ÀS 20H.

SÁBADO, 10/08, ÀS 17H30. Sessão gratuita dentro do Festival Mesa Brasil. A doação de alimentos não perecíveis é sugerida como forma de incentivo ao combate à fome e ao desperdício.

VIDEODROME: A SÍNDROME DO VÍDEO

Dir.: David Cronenberg | Canadá | 1983 | 89 min | Ficção | 18 anos

Em uma tentativa de alavancar a audiência, o programador de um canal a cabo sensacionalista passa a transmitir um programa hiperviolento de torturas chamado Videodrome. Ao tentar investigar sua origem, ele embarca em uma viagem alucinógena de conspirações, sadomasoquismo e transformação corporal.

SESC DIGITAL 

Disponível até 1º de fevereiro de 2025.

Assista gratuitamente em sescsp.org.br/cinemaemcasa 

BRAINWASHED: SEX-CAMERA-POWER 

Dir.: Nina Menkes | EUA | 2022 | 107 min | Documentário |16 anos 

Em “Brainwashed: Sex-Camera-Power”, a diretora Nina Menkes mostra a jornada reveladora pela política de gênero do design de cenas nos filmes. Usando mais de 175 clipes de filmes, bem como entrevistas com cineastas e acadêmicos, Brainwashed revela uma estrutura sinistra de misoginia e paternalismo que, desde o início do cinema até os dias atuais, se infiltra em alguns de nossos filmes favoritos. 

MARCHA PARA ROMA 

Dir.: Mark Cousins | Itália | 2022 | 98 min | Documentário | 16 anos 

A partir de raras imagens de arquivo, Mark Cousins narra a ascensão do fascismo na Itália e suas consequências na Europa dos anos 1930. 

MULHERES FAZEM CINEMA: UM NOVO ROADMOVIE ATRAVÉS DO CINEMA  

Dir.:  Mark Cousins | Reino Unido | 2013 | Episódios de aprox. 60 min | Documentário | 18 anos   

Série documental composta 14 episódios que fornece importante ferramenta na reconstrução da própria história do cinema pelo olhar feminino. Cada episódio destaca através do mapeamento cinematográfico das principais obras realizadas por mulheres, o papel da mulher desde os primórdios do cinema. A série é narrada pelas atrizes Tilda Swinton, Jane Fonda, Kerry Fox, Thandie Newton, Debra Winger, entre outras. 


Serviço:

Mostra Amor ao Cinema
De 31 de julho a 14 de agosto de 2024

sescsp.org.br/amoraocinema

CineSesc

Rua Augusta, 2075 | São Paulo

Ingressos: R$ 10,00 (valor único)

sescsp.org.br/cinesesc

Sesc Digital
sescsp.org.br/cinemaemcasa e sesc.digital

Compartilhe