Rômulo Braga ganha homenagem especial do Canal Brasil no sábado, dia 20

Entre os destaques da programação estão o Cinejornal especial com o ator e o filme “O Rio do Desejo”, indicado ao Prêmio Grande Otelo em cinco categorias

Daniel de Oliveira, Rômulo Braga e Gabriel Leone em “O Rio do Desejo”. Foto: Divulgação

O premiado ator Rômulo Braga será homenageado pelo Canal Brasil com uma maratona de cinco filmes estrelados por ele e um Cinejornal especial. Os longas-metragens escolhidos são “Mutum”, de Sandra Kogut; “No Coração do Mundo”, de Maurílio Martins e Gabriel Martins; “Valentina”, de Cássio Pereira dos Santos; “Carvão”, de Carolina Markowicz; e “O Rio do Desejo”, de Sérgio Machado. A Maratona Rômulo Braga vai ao ar no sábado, dia 20, a partir das 13h15, com a entrevista do ator no Cinejornal .

O primeiro filme será “Mutum”, às 13h40, em que Rômulo interpreta Terez, tio do protagonista Thiago (Thiago da Silva Mariz). A história é ambientada em Mutum, sertão de Minas Gerais, e mostra como Thiago, uma criança de apenas 10 anos, precisa encarar e enxergar o mundo dos adultos à sua volta. O longa foi selecionado para o programa da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2007;  para a mostra competitiva Generation Kplus do Festival de Berlim em 2008; e premiado no Festival de Rotterdam com o troféu Dioraphte no mesmo ano.

Outro destaque da programação é a coprodução do Canal Brasil “O Rio do Desejo”, que vai ao ar às 20h30 e encerra a maratona. O longa-metragem é uma adaptação do conto “O Adeus do Comandante”, de Milton Hatoum, e conta a história de três irmãos que se apaixonam pela mesma mulher (Sophie Charlotte) vivendo sob o mesmo teto. O filme mostra as complexidades de cada relação, mediadas por desejo, liberdade e amor. Rômulo Braga interpreta Dalmo e é um dos três irmãos junto a Daniel de Oliveira e Gabriel Leone. O longa “O Rio do Desejo” foi indicado em cinco categorias do Prêmio Grande Otelo: Melhor Ator Coadjuvante de Longa-Metragem, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil no dia 28 de agosto.

“Eu fui gravar em Itacoatiara, que fica a 284 quilômetros de Manaus. A preparação foi intensa de manhã e de tarde para depois filmar e foi uma loucura! A preparação da Fátima Toledo pega. Eu sou uma pessoa muito sensível, mas faz parte do processo, pois é a onda e o personagem sente muita dor. Filmar com os três [Daniel de Oliveira, Gabriel Leone e Sophie Charlotte] foi maravilhoso!”, conta em entrevista a Kiko Mollica para o Cinejornal. 

Rômulo Braga possui quase 20 anos de carreira, já participou de mais de 30 filmes e foi premiado em importantes festivais de cinema, como no Festival de Cinema de Gramado em 2019 (Melhor Ator pelo curta “Marie”) e no Festival do Rio em 2014 e em 2021 (Melhor Ator Coadjuvante pelo longa “Sangue Azul” e Melhor Ator pelo longa “Sol”, respectivamente). 

Maratona Rômulo Braga

Horário: Sábado, 20/07, a partir das 13h15

Cinejornal, às 13h15

Mutum (2007) (95’)

Horário: Sábado, 20/07, às 13h40

Classificação: Livre

Direção: Sandra Kogut

Sinopse: Thiago vive com sua família em uma fazenda isolada no sertão árido de Minas Gerais, Brasil. Conforme a história se desenrola e Thiago é forçado a confrontar separações e traições dentro do lar, ele começa, aos poucos, a ver e entender um lugar que ele nunca tinha conseguido antes, assim, lentamente, deixando de lado sua inocência.

No Coração do Mundo (2019) (121’)

Horário: Sábado, 20/07, às 15h10

Classificação: 16 anos

Direção: Maurílio Martins e Gabriel Martins

Sinopse: Os habitantes da cidade brasileira de Contagem anseiam por uma vida melhor. No centro de tudo está Selma, uma mulher que sonha com o coração do mundo: ela pode estar em qualquer lugar, desde que seja um lugar para se sentir mais feliz.

Valentina (2015) (95’)

Horário: Sábado, 20/07, às 17h10

Classificação: 12 anos

Direção: Cássio Pereira dos Santos

Sinopse: O filme conta a história de Valentina, uma jovem trans que se muda para o interior de Minas com a mãe, Márcia (Guta Stresser), para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a menina e a mãe começam a enfrentar dilemas quando a escola começa a exigir, de forma injusta, a assinatura do pai ausente (Rômulo Braga) para realizar a matrícula.

Carvão (2022) (109’)

Horário: Sábado, 20/07, às 18h40

Classificação: 18 anos

Direção: Carolina Markowicz

Sinopse: Irene e o marido, Jairo, têm uma pequena carvoaria no quintal de casa, numa cidade do interior. Eles cuidam do filho pequeno, Jean, e do pai dela, que não sai mais da cama, não fala, não ouve. Tudo muda quando decidem hospedar em sua casa, em troca de uma boa quantidade em dinheiro, um estrangeiro misterioso. A chegada do homem, um sujeito pouco simpático que não fala português, transforma, não necessariamente para melhor, a dinâmica da vida da família de Irene, além de os colocar em risco, a ponto de ela pensar se aquilo tudo vale a pena.

O Rio do Desejo (2007) (95′)

Horário: Sábado, 20/07, às 20h30

Direção: Sérgio Machado

Classificação: 16 anos

Sinopse: Em uma paixão avassaladora por Anaíra (Sophie Charlotte), Dalberto (Daniel de Oliveira) se vê estimulado a largar tudo pela sua amada. Após abandonar seu trabalho na polícia, começa a viver com a esposa e seus dois irmãos às margens do Rio Negro. Em dado momento, Dalberto é obrigado a se arriscar em uma longa viagem rio acima, tempo suficiente para Dalmo (Rômulo Braga), o irmão mais velho, se dar conta da atração que sente pela cunhada. Enquanto isso, Anaíra e Armando (Gabriel Leone), o caçula, também se aproximam. E a volta de Dalberto reúne, sob o mesmo teto, três irmãos apaixonados pela mesma mulher.


Confira os melhores programas do Canal Brasil: https://canaisglobo.globo.com/c/canal-brasil/

Compartilhe