A distribuidora Filmes do Estação apresenta um conjunto de obras nacionais, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 2025:

“As Vitrines”, da diretora Flavia Castro, fez sua estreia mundial na mostra competitiva de longas-metragens, do 34º Festival de Biarritz, e teve sua primeira exibição nacional na Mostra Hors Concours da Première Brasil do Festival do Rio, no dia 6. O filme é uma produção da República Pureza Filmes e da Flauk Filmes, coprodução da Globo Filmes, Canal Brasil e RioFilme, produtora associada Les Films du Poisson, com distribuição da ArtHouse e Filmes do Estação. A diretora volta ao tema da memória e da Ditadura Militar, depois de filmes como “Diário de uma busca” e “Deslembro”, que ela descreve como obras de “construção de lembranças”. “As Vitrines”, inspirado na infância de Flavia, é ambientado na embaixada da Argentina, em Santiago, capital do Chile, logo após o golpe que o país sofreu em 1973. As crianças, Pedro (Gael Nordio) e Ana (Helena O’Donnell), filhos de brasileiros exilados no Chile, apesar da tensão do confinamento, experimentam um momento único de descobertas.

“Quatro Meninas”, longa dirigido por Karen Suzane, com roteiro de Clara Ferrer, participou da Mostra Geração da Première Brasil do Festival do Rio no dia 10 de outubro. O filme levou o Prêmio Especial do Júri e os prêmios de Melhor Atriz para Dhara Lopes e Melhor Atriz Coadjuvante para Maria Ibraim, na premiação do 58ª Festival de Brasília. O longa traz a história de Tita, Lena, Francisca e Muanda, jovens negras no Brasil de 1885, e é produzido por Marcello Ludwig Maia daRepública Pureza Filmes, com coprodução da PRPL (Holanda), Filtro Filmes, Telecine e Canal Brasil e tem a distribuição da Filmes do Estação e da ArtHouse.

O longa “Virtuosas”, da cineasta Cíntia Domit Bittar, que tem produção da Novelo Filmes, produção associada da Cajamanga e coprodução da Olhar Filmes, foi selecionado para a mostra competitiva “Première Brasil: Ficção” e é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora catarinense. A obra se passa em um retiro VIP para mulheres, que estão em busca de sua melhor versão. Porém, tudo se transforma em uma jornada absurda e perigosa. Bruna Linzmeyer, Maria Galant e Juliana Lourenção fazem parte do elenco principal. Linzmeyer dá vida à Virgínia, uma coach que tem como o foco o público feminino conservador e que prega sobre os valores da mulher virtuosa e seu papel na família e na sociedade. Um desconforto rapidamente se instala e, conforme o retiro avança, a tensão cresce na tela por meio do fascínio e inquietação do público diante das atitudes das personagens, surpreendendo-se com até onde podem chegar. A produção, que foi filmada em Florianópolis, em Santa Catarina, ainda reúne no elenco, Sarah Motta, Brisa Marques, Nenê Borges, Fernando Bispo e participação especial de Gabriel Godoy. No dia 10 de outubro, o filme “Virtuosas”, estreou no Festival do Rio, na mostra competitiva.

Filmes do Estação – Bio (@filmesdoestacao)
Filmes do Estação, a distribuidora do Grupo Estação, fundada em 1990, é responsável por inúmeros lançamentos de filmes independentes, brasileiros e internacionais, de sucesso de público e crítica. Neste período lançou mais de 300 títulos e relançou diversas coleções de clássicos. Em 2024, três dos seus lançamentos fizeram parte das listas de melhores do ano:o documentário francês “Orlando, Minha Biografia Política”, de Paul B. Preciado, “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de Bia Lessa e “Malu”, de Pedro Freire – praticamente unanimidade entre o público e a crítica, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante (Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha) no Festival do Rio e conquistou três prêmios no Grande Otelo 2025, oferecido pela Academia Brasileira de Cinema: Melhor Primeira Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante para Juliana Carneiro da Cunha.
Compartilhe














