Longa de animação Tainá e os Guardiões da Amazônia-Em busca da Flecha Azul será exibido pela primeira vez no Festival Sul-Americano de Bonito-Cinesur

A nova aventura de Tainá chega às telas dos cinemas no dia 20 de novembro

A animação “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em busca da Flecha Azul” será exibida pela primeira vez na Mostra Paralela Sessões Infanto Juvenis do 3º Festival Sul-americano de Bonito –  Cinesur, que acontece de 25 de julho a 2 de agosto de 2025, no Mato Grosso do Sul. No longa-metragem, com direção de Alê Camargo e Jordan Nugem e roteiro de Gustavo Colombo, a menina embarca em uma nova aventura para salvar a Amazônia e tornar-se a guardiã da Floresta. Com produção da Sincrocine Produções e coprodução Tietê Produções, Hype Animation, Brisa Filmes, Claro e RioFilme, órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio; codistribuição da RioFilme e distribuição da Paris Filmes, o filme tem estreia marcada nos cinemas no dia 20 de novembro de 2025.

Em “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em busca da Flecha Azul”, Mestre Aí, a ancestral e sábia bicho preguiça, que tem voz original da cantora Fafá de Belém, é responsável por treinar a jovem Tainá para um dia se tornar a Guardiã da Amazônia. Na aventura que chega às telas, a personagem conhecerá amigos especiais: Catu, Pepe e Suri. Inseparável, o quarteto embarca em uma jornada em busca da Flecha Azul, amuleto ancestral que guiará seu caminho para que guarde e proteja a floresta.

A história de Tainá marcou uma geração de crianças ao longo dos anos 2000, levando um grande público aos cinemas para assistirem aos três longas. Depois, a personagem ganhou uma série de animação que só no canal do Youtube já teve mais de 20 milhões de visualizações, além de um curta-metragem, livros e histórias em quadrinhos. O novo filme faz parte do mesmo universo da série animada e conta como os personagens que vemos nos episódios se conheceram. Tainá é uma personagem que mora no coração dos brasileiros.

Esse filme foi contemplado nos Editais  Proac Expresso Lei Aldir Blanc (54/2020) e Lei Paulo Gustavo SP (15/2023), sendo uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Tem patrocínio do BNDES e Fujifilm, e apoio da Yellow Pós.

Segundo Marina Moreira, Superintendente de Relacionamento, Marketing e Cultura, “o BNDES foi sempre um grande apoiador do cinema e do audiovisual brasileiro, desde 1995, por meio de editais de seleção pública de projetos cinematográficos, que contemplaram mais de 400 projetos. Com o filme TAINÁ e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, estamos retomando o patrocínio ao setor. O BNDES investiu na trilogia de longas live action  de Tainá e nas duas temporadas da série para TV, e o patrocínio a esse novo longa de animação vem para consagrar o apoio do BNDES ao setor”.

Sinopse:

Nesse longa-metragem, Tainá (Juliana Nascimento) viverá uma nova e inesquecível aventura. Junto com a ancestral e sábia bicho preguiça – Mestra Aí (Fafá de Belém), Tainá irá treinar para se tornar a Guardiã da Amazônia. Mas, ao perder a antiga e mágica Flecha Azul, a flecha que guia os que têm o destino de serem os Guardiões da Amazônia, colocará seu futuro em risco. Ao longo desta viagem para tentar recuperar a Flecha Azul, Tainá vai conhecer seus amigos inseparáveis: Catu (Caio Guarnieri), um macaquinho encrenqueiro; Pepe (Yuri Chesman), o sábio urubu-rei; e a charmosa ouricinha Suri (Laura Chasseraux). Juntos, eles se tornarão os “Guardiões da Amazônia”, sempre prontos a ajudar os animais, proteger e cuidar da floresta. Tão diferentes uns dos outros, eles terão que aprender a vencer as diferenças e a valorizar a amizade para formar uma equipe e cumprir a missão: encontrar a Flecha Azul e impedir que um grande mal – o terrível Jurupari – queime a floresta e destrua toda a Amazônia.

Ficha Técnica

Gênero: Aventura

Duração: 78 minutos

Direção: Alê Camargo e Jordan Nugem

Roteiro: Gustavo Colombo

Argumento: Rafael Campos Rocha e Gustavo Colombo

Produção: Virginia Limberger

Produção Executiva: Marcela Baptista

Produção de Linha: Natalia Capeans

Estúdio de Animação: Hype Animation

Canções Originais: Cezar Brandão

Trilha Sonora Original: Ed Cortês e Felipe Sciotti

Produção de Som e Mixagem: Pedro Lima

Elenco Principal: Juliana Nascimento (Tainá), Caio Guarnieri (Catu), Laura

Chasseraux (Suri), Yuri Chesman (Pepe) e Fafá de Belém (Mestra Aí)

Distribuição: Paris Filmes

Co-distribuição: RioFilme

Produção: Sincrocine Produções

Coprodução: Tietê Produções, Hype Animation, Brisa Filmes Claro e RioFilme

Patrocínio: BNDES e Fujifilm

Investimento: Investimage

Apoio: Yellow Pós

Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas, ProAC, Governo Federal, via Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo

Sobre a Paris Filmes

A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro®️ e o Oscar®️ de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “DPA – O Filme” e “Turma da Mônica”. Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário”, “Marighella”, “Meu Nome é Gal”, “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Jogos Mortais X” e “Minha Irmã e Eu” – primeiro filme nacional a bater a marca de 2 milhões de espectadores pós-pandemia.

Sobre a Sincrocine

A Sincrocine é uma produtora independente com mais de 40 anos de história e um portfólio robusto de 27 longas-metragens, além de documentários, curtas e peças teatrais, incluindo a icônica Piaf, estrelada pela lendária Bibi Ferreira.

Reconhecida internacionalmente, a produtora é criadora da premiada trilogia infantil Tainá (2000, 2005 e 2013), com mais de 23 prêmios nacionais e internacionais, e da série animada em duas temporadas Tainá e os Guardiões da Amazônia (2019 e 2024).

Com forte atuação também nas comédias, entre os sucessos da produtora estão a franquia Qualquer Gato Vira-Lata (2011 e 2015), que levou mais de 2 milhões de espectadores aos cinemas, e o recente Quem Vai Ficar Com Mário? (2021), disponível no Prime Video.

Sobre a RioFilme:

Fundada em 1992, a RioFilme é a empresa pública municipal responsável por apoiar e promover o setor audiovisual no Rio de Janeiro. Sua missão é fomentar o desenvolvimento do setor em toda a cadeia de valor, fortalecendo tanto a economia quanto a identidade cultural da cidade. A RioFilme investe em todas as etapas do ecossistema audiovisual — da formação e desenvolvimento à produção, distribuição, exibição e promoção internacional. Também atua na democratização do acesso às salas de cinema e oferece apoio estratégico a produtores brasileiros e estrangeiros que desejam filmar no Rio, por meio da Rio Film Commission.

Compartilhe