
Novo filme do, diretor de “De Quem É o Sutiã?”, ganha data de estreia e será lançado em 05 de junho
“Teleférico do Amor” tem estreia marcada para 05 de junho nos cinemas brasileiros, com distribuição da Pandora Filmes. Esse é o novo trabalho do diretor alemão Veit Helmer, e integrou a programação do Festival Filmes Incríveis, promovido pelo Belas Artes Grupo. O longa foi rodado nas montanhas da Geórgia e marca o retorno de Helmer ao Cáucaso — região onde também filmou Absurdistan (2008) e The Bra (2018), ambientados no Azerbaijão e na Geórgia.
As filmagens principais tiveram início no verão europeu, com duração de 36 dias. O filme acompanha a história de duas operadoras de teleférico que se encontram durante as viagens entre uma vila nas montanhas e uma cidade no vale. O elenco é formado por Mathilde Irrmann, da França, conhecida pela série Bad Banks, e Nini Soselia, da Geórgia, que atuou em In Bloom (2013) e Chapeuzinho Vermelho (2018).
A equipe técnica é integralmente georgiana, incluindo a diretora de fotografia Goga Devdariani, que trabalhou com Salomé Jashi no documentário Taming The Garden, exibido no Fórum da Berlinale.
A ideia do filme surgiu após uma visita de Helmer ao Festival Internacional de Cinema de Arte de Batumi, em 2019, quando sua parceira georgiana e produtora Tsiako Abesadze o apresentou à região montanhosa próxima ao Mar Negro. O diretor escreveu o roteiro sem diálogos no início de 2023 e viabilizou o financiamento em abril do mesmo ano. Teleférico do Amor é uma coprodução entre a Veit Helmer Filmproduktion (Berlim) e a Natura Film (Tbilisi), com apoio de Eurimages, Medienboard Berlin-Brandenburg, das emissoras públicas SR, WDR e BR, e da plataforma Sky Deutschland.
Assista ao trailer
Sinopse
Iva começa a trabalhar como atendente num teleférico que liga uma aldeia nas montanhas a uma pequena cidade no vale. O teleférico tem duas gôndolas e, enquanto uma sobe, a outra desce, se encontrando no meio do caminho. A atendente da outra gôndola é Nino, que cruza com Iva nos ares a cada meia hora. Até que, certa noite, as duas se encontram depois do horário de expediente.
Ficha Técnica
Data de estreia: 05 de junho de 2025
País: Georgia
Direção: Veit Helmer
Gênero: Romance/Comédia
Elenco: Nini Soselia E Mathilde Irrmann
Duração: 81 min
Roteiro: Veit Helmer
Produção: Veit Helmer, Tsiako Abesadze E Noshre Chkhaidze
Direção de Arte: Bacho Makharadze
Fotografia: Goga Devdariani
Montagem/Editing: Iordanis Karaisaridis, Moritz Geiser E Nikoloz Gulua
Sobre a Pandora Filmes
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.
Compartilhe