Novo braço editorial da MUBI apresenta seu título de estreia

EAD FRAME TYPE FILM
Por Enrico Camporesi, Catherine de Smet e Philippe Millot
Disponível globalmente em capa dura a partir de 22 de maio de 2025
(EUA e Canadá: 17 de junho de 2025)
Preços £45.00 GBP | $55.00 USD | €55.00 EUR
À VENDA NAS MELHORES LIVRARIAS DO MUNDO
Pré-venda em mubieditions.com (disponível em territórios selecionados)
Distribuidora global, serviço de streaming e produtora, a MUBI apresenta READ FRAME TYPE FILM, o primeiro livro de seu novo braço editorial internacional, MUBI Editions.
Com lançamento em 22 de maio (17 de junho nos EUA e Canadá), o primeiro título da série ‘Projections’ está disponível para pré-venda em MUBIEDITIONS.COM e terá distribuição online e nas livrarias em todo o mundo pela D.A.P / Distributed Art Publishers (EUA e Canadá) e Thames & Hudson (Reino Unido e outros territórios).
Elaborado em colaboração com o Centre Pompidou em Paris, READ FRAME TYPE FILM é um trabalho ricamente ilustrado, que explora a relação entre o cinema e a tipografia. Dos créditos das legendas aos textos de abertura e além, o texto desempenha um papel crítico na estrutura de um filme. Ainda, longe do universo do cinema mainstream, esses elementos textuais – e visuais – têm sido esquecidos. Em READ FRAME TYPE FILM, o curador Enrico Camporesi, a historiadora de design Catherine de Smet, e o designer Philippe Millot buscam preencher essa lacuna com foco nos frequentemente negligenciados campos de filmes de arte e cinema experimental.
Eles trazem sua expertise para uma discussão em torno de 24 filmes, uma homenagem significativa ao padrão de 24 quadros por segundo do cinema analógico, a partir da coleção do Centro Pompidou, datada até a década de 1920, que oferecem perspectivas únicas sobre a afinidade entre o cinema e a palavra escrita. Composto por uma série de textos exploratórios, acompanhados de fotografias especialmente encomendadas de tiras dos filmes analógicos da coleção, o livro é em si um objeto experimental, em que texto e imagens se espelham.

Entre os filmes selecionados estão trabalhos de figuras renomadas da arte moderna, como Marcel Duchamp, Man Ray e Lazlo Moholy-Nagy, e de alguns dos colaboradores mais significativos para o cinema de vanguarda, incluindo Dziga Vertov, Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, Yvonne Rainer e Michael Snow. Ao longo dos 24 filmes, enquanto os autores do livro exploram, a função tradicional do texto na tela é substituída por algo mais ambicioso e revigorante, da poesia concreta aos sinais de instrução, fragmentos de palavras até ilusões de ótica. Por meio da discussão das fontes e técnicas utilizadas por esses artistas em uma vasta variedade de estilos de texto, os autores tecem juntos as histórias significantes de duas formas de arte intimamente conectadas e colocam em primeiro plano a palavra escrita na tela.
Desenvolvido a partir do ambicioso projeto de pesquisa TypoFilm, promovido no Centre Pompidou em 2020, READ FRAME TYPE FILM destaca as infinitas possibilidades de interação entre imagens e texto, em um trabalho lindamente produzido que se situa na intersecção do cinema, história visual e design.
Lista completa dos filmes selecionados:
- Cinema Anêmico – Anémic Cinéma (Marcel Duchamp, 1926)
- 2. A Sexta Parte do Mundo – A Sixth Part of the World (Dziga Vertov, 1926)
- Impatience (Charles Dekeukeleire, 1928)
- A Estrela do Mar – L’Étoile de mer (Man Ray, 1928)
- Impressions of the Old Marseille Harbor (Laszlo Moholy-Nagy, 1929)
- By Night With Torch and Spear (Joseph Cornell, 1930-1940)
- Musical Poster no. 1 (Len Lye, 1940)
- La Verifica Incerta (Gianfranco Baruchello, Alberto Grifi, 1964-1965)
- The Flicker (Tony Conrad, 1966)
- Word Movie (Fluxfilm 29) (Paul Sharits, 1966)
- Sailboat (Joyce Wieland, 1967-1968)
- Six films infinitésimaux et supertemporels (Maurice Lemaître, 1967-1975)
- Saga (Jean-François Bory, 1968)
- Still (Ernie Gehr, 1969-1971)
- Au-delà de cette limite (Marcel Broodthaers, 1971)
- Film About A Woman Who… (Yvonne Rainer, 1974)
- Origin of the Night (Lothar Baumgarten, 1973-1977)
- Toda Revolução é um Lance de Dados – Every Revolution Is a Throw of the Dice (Jean-Marie Straub and Danièle Huillet, 1977)
- Light Reading (Lis Rhodes, 1978)
- IKON-KINO (Timm Ulrichs, 1969/1979)
- Displaced Person (Daniel Eisenberg, 1981)
- So Is This (Michael Snow, 1982)
- 23. Secondary Currents (Peter Rose, 1983)
- Standard Gauge (Morgan Fisher, 1984)

Dedicado ao cinema e às artes, MUBI Editions visa ampliar os horizontes das publicações relacionadas ao cinema. Marca um novo e excitante capítulo para a MUBI, construído sobre sua história de incentivo à cultura do cinema, por meio da exibição de filmes e publicações sobre cinema, e que terá edições globais em quatro séries principais: Projections, livros que exploram o mundo e a história da cultura do cinema; Auteurs, livros e objetos de arte feitos em colaboração com artistas e cineastas renomados; Internegatives, republicações de textos raros, fora de catálogo ou recentemente traduzidos; e Lights!, livros que exploram e expandem as produções e lançamentos da MUBI.
SOBRE OS AUTORES
Enrico Camporesi supervisiona as atividades de pesquisa da coleção cinematográfica do Centro Pompidou. É autor de Futuros da Obsolescência (Mimésis, 2018), um livro sobre restauração de filmes de artistas.
Catherine de Smet, professora da Universidade Paris 8, é historiadora da arte e do design gráfico. Além de seu trabalho sobre as atividades editoriais e curatoriais de Le Corbusier, que resultou em três livros (2005, 2007, 2019), ela coeditou diversos livros baseados em pesquisa coletiva, incluindo Graphic Design: History in the Writing (com Sara De Bondt, 2014) e Études sur le collectif Grapus, 1970-1990 (com Béatrice Fraenkel, 2016). Seu livro Pour une critique du design graphique (2ª ed., 2020) reúne uma seleção de seus ensaios sobre design gráfico dos séculos XX e XXI.
Philippe Millot é um designer gráfico e tipógrafo que leciona na Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs em Paris. Desde 2000, é integrante a Graphic Internatinal Alliance. Seu trabalho tem sido adquirido pelo Centre National des Artes Plastiques e também apresentado em diversas mostras.
READ FRAME TYPE FILM será publicado globalmente no dia 22 de maio de 2025, e, nos EUA e Canadá, em 17 de junho. Pré-vendas já disponíveis em MUBIEDITIONS.COM
SOBRE A MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.
MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.
Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem The Substance, de Coralie Fargeat, Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Ascensão e Queda – John Galliano, documentário de Kevin Macdonald, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, Os Colonos, de Felipe Gálvez, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.
As produções MUBI incluem The Mastermind de Kelly Reichardt, estrelando Josh O’Connor, Acabe com Eles, de Christopher Andrews, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Witches, de Elizabeth Sankey, Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross.
As coproduções da MUBI incluem o próximo filme de Mia Hansen-Løve If Love Should Die, Rosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Lukas Gage, Elena Anaya, Tracy Letts, Elle Fanning e Pamela Anderson, o filme de Jim Jarmusch, Father Mother Sister Brother, estrelando Adam Driver, Mayim Bialik, Tom Waits, Charlotte Rampling, Cate Blanchett, Vicky Krieps, Indya Moore e Luka Sabba, Memory de Michel Franco, e Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve.
Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo, com membros em 190 países. A MUBI tem sede em Londres, com 14 escritórios ao redor do mundo e mais de 400 colaboradores. MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.
Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android, e também no Prime Video Channels.
Compartilhe