Realizada pelo Sesc São Paulo, a mostra oferece quatro atividades, sendo duas oficinas em formato presencial no CineSesc e dois cursos online
As inscrições devem ser feitas pelo site a partir da sexta-feira, 02 de maio

Com o intuito de disponibilizar mais ferramentas para apreciação e debate dos filmes a serem apresentados na Mostra AMOR AO CINEMA (07 a 21 de maio), o CineSesc promove quatro atividades formativas com especialistas, além de encontros e debates. As inscrições para os cursos e oficinas tanto online quanto presencial podem ser feitas no site de inscrições de cursos do Sesc São Paulo, a parir de 02 de maio, sexta-feira. As vagas são limitadas e a classificação etária é 16 anos.
Em formato presencial, serão realizadas duas oficinas: 3x Tonacci: Cópias Restauradas, que vão mostrar e comentar os filmes recém-restaurados do cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci (1944 – 2016), a ser ministrado por Cristina Amaral e Thiago B. Mendonça; e Direção de Atuação com o cineasta Pedro Freire, diretor do premiado Malu.
Dois cursos com críticos de cinema serão apresentados em formato online: MULHERES PROTAGONISTAS NA ERA DE OURO DE HOLLYWOOD, com Isabel Wittmann; e A CINEFILIA: DA NOUVELLE VAGUE ÀS REDES SOCIAIS, com Bruno Carmelo.
As atividades fazem parte da programação da terceira edição da Mostra AMOR AO CINEMA, evento realizado pelo Sesc São Paulo com exibição de 53 títulos em sessões no Cinesesc e no Sesc Digital.
A pluralidade de temas é sempre uma característica do evento desde sua primeira edição, permitindo que o público tenha acesso a uma larga variedade de produções que tratam da linguagem cinematográfica e as transformações que elas têm provocado nas narrativas e nos modos de se fazer cinema ao longo do século.
3X TONACCI: CÓPIAS RESTAURADAS
De 8 a 10 de maio, quinta-feira a sábado, das 11h às 13h30, na sala de exibição
Com a montadora Cristina Amaral e o cineasta Thiago B. Mendonça
Cristina Amaral é formada em Cinema pela ECA-USP, sendo responsável pela montagem de filmes de diretores como Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Edgard Navarro, Joel Yamaji, Carlos Adriano, Paula Gaitán, Raquel Gerber, Adirley Queiroz, Thiago B. Mendonça, Eryk Rocha, entre outros. Além do trabalho de montagem, é curadora da obra de Andrea Tonacci.
Thiago B. Mendonça é diretor de cinema, roteirista e montador. Habitante de São Paulo, é bacharel em Ciências Sociais e mestrando em Cinema na ECA – USP.
DIREÇÃO DE ATUAÇÃO COM O CINEASTA PEDRO FREIRE
Dias 16 e 17 de maio, sexta-feira e sábado, das 11h às 13h30, na sala de exibição
Pedro Freire é formado em direção de cinema na EICTV-Cuba. Dirigiu e escreveu 8 curtas-metragens, com passagem por festivais como Veneza, Locarno e Turim. Seu primeiro longa-metragem como diretor, Malu, estreou na competição do Festival de Sundance em 2024 e ganhou 4 prêmios no Festival do Rio, incluindo melhor filme, além de prêmios na Mostra de SP, no Egito e na Índia.
MULHERES PROTAGONISTAS NA ERA DE OURO DE HOLLYWOOD
Dias 06, 08, 13 e 15 de maio, terças e quintas, das 19h às 21h30, online
O curso visa abordar personagens femininas protagonistas do cinema da chamada Era de Ouro de Hollywood (1927-1969), focando em tendências narrativas, tipos e tropos de personagens e as atrizes responsáveis pelos papéis. A proposta passa por: Cinema Pré-Código, dramas psicológicos, comédias malucas, cinema Noir, musicais, melodramas, hagsploitation, culminando na Nova Hollywood. O recorte busca reforçar a percepção normativa dessas narrativas, com suas vantagens e desvantagens, de maneira, também, a destacar as representações vigentes, ressaltando presenças e ausências, essas últimas corrigidas apenas nos cinemas contra hegemônicos.
Isabel Wittmann é crítica de cinema, antropóloga e pesquisadora, com trabalho voltado para gênero e sexualidade no cinema. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral no curso Antropologia e Linguaggi dell’Immagine da Università degli Studi di Siena. Criadora do Feito por Elas, projeto que visa a discussão e divulgação do trabalho de mulheres no cinema. Membra da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), integrante do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI) no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) e votante internacional do prêmio Globo de Ouro.
A CINEFILIA: DA NOUVELLE VAGUE ÀS REDES SOCIAIS
Dias 19, 21, 26 e 28 de maio, segundas e quartas, das 19h às 22h, online
Como a paixão pelo cinema se transformou ao longo das décadas? O que diferenciava os fãs do cinema francês durante a Nouvelle Vague dos apreciadores atuais, com seus celulares, publicando imagens nas redes sociais, ou atribuindo estrelas no Letterboxd? O curso efetua um percurso para mostrar as diferentes relações com o cinema enquanto símbolo, objeto, espetáculo e fenômeno cultural. Embora o amor pelo cinema permaneça, o relacionamento com o espectador certamente mudou muito.
Bruno Carmelo é graduado em Cinema pela FAAP, mestre em Teoria e Crítica de Cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III. Autor de duas dissertações de mestrado: “A Crítica de Cinema Contemporânea na França: O Manifesto dos Cineastas de 1999” e “A Herança da Política dos Autores na Crítica de Cinema Contemporânea na França”. Autor de artigos em livros como 100 Melhores Filmes Brasileiros, Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais, Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais e Les Films à Voir Cette Semaine: Stratégies de la Critique de Cinéma. Tem artigos publicados no AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil, Revista Universitária do Audiovisual e Ganymède. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema).
Mostra AMOR AO CINEMA
CineSesc e Sesc Digital
7 a 21 de maio
Sessões presenciais: CineSesc – Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo
Sessões online: Sesc Digital – site ou aplicativo, disponível para download nas lojas Google Play e App Store
Ingressos: R$ 10,00 – valor único
Inscrições para as oficinas e cursos: As inscrições para os cursos e oficinas tanto online quanto presencial acontecem no site de inscrições de cursos do Sesc São Paulo. As vagas são limitadas e a classificação indicativa é 16 anos. Acompanhe no site as datas e horários para abertura das inscrições.
CINESESC
O CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, em São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo. Além de realizar e integrar a curadoria de mostras e festivais, o CineSesc também recebe importantes eventos do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema de São Paulo.
APLICATIVO SESC DIGITAL
Filmes de ficção, documentários, produções originais, shows, mostras e festivais dão vida à nova plataforma de streaming do Sesc São Paulo. Disponível para Apple e Android, o app Sesc Digital é uma ferramenta intuitiva com acesso gratuito a vídeos em até 4K. Compatível com Chromecast e AirPlay, permite ao usuário assistir às obras audiovisuais sem cadastro e gerenciar perfis para toda a família.
SESC DIGITAL
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. No ar desde 2020, a plataforma Sesc Digital apresenta gratuitamente ao público conteúdos de diversas linguagens artísticas, como teatro, música, literatura, dança, artes visuais, entre outras. Com curadoria do CineSesc, a programação de cinema oferece ao público, filmes premiados, clássicos e contemporâneos, ficções e documentários, produções brasileiras e de várias partes do mundo. Saiba mais em Sesc Digital.
SESC SÃO PAULO
Com 78 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de mais de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões da educação e da cultura, com ações nas áreas físico-esportivas, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania, são voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações, sescsp.org.br.
Compartilhe