
“Documentário mostra a genialidade do músico que reinventou o jazz”
A vida de um dos maiores pianistas da história do Jazz é tema do documentário “Misty – A História de Erroll Garner” e chega ao Brasil pelo Festival de Cinema Europeu Imovision.
Uma das grandes lendas do jazz, Erroll Garner foi um pianista genial, cuja vida mesclou um tremendo sucesso público com uma intimidade complexa: com sua empresária dominadora, as mulheres que amou, os músicos da banda e sua filha Kim. Olhar para a vida de Erroll Garner significa vivenciar a era pós-guerra dos EUA, entre o boom do consumo e a Guerra do Vietnã.
A memória do músico é apresentada ao público por meio de gravações, imagens, fotografias, objetos e depoimentos daqueles que acompanharam de perto sua trajetória.
O documentário do diretor Georges Gachot é mais que uma homenagem ao pianista norte-americano, mas um mergulho que mostra diferentes fases da vida do homem que reinventou o jazz, apresentando músicas sem acompanhar partituras e com uma performance recheada de sorrisos e muita alegria.
Já pelo título é possível deduzir o caminho que o documentário vai percorrer: mostrar não apenas a vida, mas também, a obra do músico, com destaque para sua canção mais famosa “Misty”, com letra de Johnny Burke, que se popularizou e tornou-se um padrão de jazz.
Por se tratar de um documentário, a fotografia de Filip Zumbrunn foi fundamental para trazer a emoção adequada para cada depoimento sobre Erroll. Somado à fotografia, está a montagem de Jean-Jacques Leblanc, Stephan Krumbiegel, Olaf Voigtländler e Vincent Pluss, responsáveis por não deixar o ritmo da narrativa cair em nenhum momento, intercalando perfeitamente os relatos de vida, com as apresentações de Erroll.
Misty – A História de Erroll Garner é o documentário ideal para os fãs de jazz, para aqueles que querem conhecer mais sobre o gênero e para quem quer ter 100 minutos de pura inspiração.