O longa é uma adaptação do livro “O Jantar” de Herman Koch, e dirigido por Hur Jin-ho

Adaptado do romance “O Jantar”, do escritor holandês Herman Koch, “Uma Família Normal” chega aos cinemas no dia 01 de maio, pela Pandora Filmes. O filme é centrado em duas famílias ricas que se encontram para jantar e discutir como lidar com um crime violento cometido por seus filhos. O longa sul-coreano é a quarta adaptação do livro de Koch, que já foi lançado em formato de novela em 2009, em 2013 um filme nos Países Baixos, em 2014 na Itália e em 2019 uma versão americana foi gravada com Richard Gere e Rebecca Hall no elenco.
Sob a direção de Hur Jin-ho, o filme ganha uma clima tenso, onde o suspense se constrói a cada cena. Nada é previsível, e o espectador se vê imerso em uma trama cheia de camadas e reviravoltas inesperadas. A tensão cresce ao longo do jantar, fazendo jus às diversas adaptações da história e à sua popularidade internacional.
O ator Sul Kyung Gu interpreta Jae Wan, um advogado frio e racional que prioriza desejos materiais, revelou histórias dos bastidores de filmagem das três cenas de jantar do filme. Ele começou dizendo: “Eu considerava essas cenas as mais importantes”, e acrescentou com humor: “O diretor disse que as filmamos oito vezes, mas se você contar cada corte, pareceu 100 tomadas”. Rindo, ele confessou: “Simplesmente nunca acabava”.
O diretor Hur Jin-ho, conhecido por vários filmes aclamados e líricos, incluindo “Natal em Agosto” (1998), “Um Belo Dia de Primavera” (2001) e “A Última Princesa” (2016), busca tornar a história mais relevante para a Coreia contemporânea ao incorporar várias questões sociais, como bullying escolar, a competição intensa para ingresso na universidade e conflitos com parentes por afinidade.
O elenco conta com a presença da atriz Claudia Kim, que já participou de filmes hollywoodianos como “Os Vingadores: A Era de Ultron” e “Animais Fantásticos e Onde Habitam: Os Crimes de Grindelwald” e “Os Segredos de Dumbledore”. Kim Hee-ae é outra atriz conhecida pelo público das séries, que apareceu recentemente na série original coreana da Netflix “O Turbilhão”.
“Uma Família Normal” teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto em setembro de 2023, um dos eventos mais importantes do circuito cinematográfico. No Brasil, passou pelo Festival Filmes Incríveis em São Paulo em 2024, promovido pelo Belas Artes Grupo.
O cinema sul-coreano tem sido um dos grandes protagonistas do cenário mundial, com produções como “Parasita” conquistando a crítica e o público. Com “Uma Família Normal”, a Coreia do Sul entrega mais uma vez um thriller refinado e hipnotizante, provando por que suas produções estão entre as melhores do mundo.
Assista ao trailer
Sinopse
Jae-wan é um advogado bem-sucedido que é contratado para defender o filho de um executivo rico que intencionalmente matou um homem e feriu gravemente a filha dele. O irmão mais novo de Jae-wan, Jae-gyu, é um pediatra de princípios que prioriza a saúde de seus pacientes acima do ganho e lucro pessoal. Os irmãos e suas esposas se encontram mensalmente e desfrutam de refeições luxuosas em restaurantes sofisticados, mas quando descobrem um crime violento cometido por seus filhos adolescentes, isso desafia seus valores morais e muda o tom de suas discussões habituais no jantar. À medida que a situação se agrava, seu vínculo fraternal aparentemente próximo começa a desaparecer.
Ficha Técnica
Data de estreia: 01 de maio de 2025
País: Coréia do Sul
Direção: HUR Jin-ho
Gênero: Thriller e Drama
Elenco: Sul Kyung-gu, Jang Dong-gun, Kim Hee-ae e Claudia Kim
Duração: 116 minutos
Roteiro: GO Rak-sun
Trilha sonora: CHO Sung-woo
Design de Produção: MO So-ra
Edição: KIM Hyung-joo
Direção de som: PARK Yong-k
Produção: Hive Media Corp
Produção executiva: KIM Won-kuk
Sobre a Pandora Filmes
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.
Compartilhe