Uma Vida – A História de Nicholas Winton (por Rodrigo Coli)

Rodrigo Coli

A Europa à beira do caos, um homem decide mudar não só o rumo de sua história, mas também de outras centenas meio ao holocausto, preservando UMA VIDA – A HISTÓRIA DE NICHOLAS WINTON.

O livro de sua filha, Barbara Winton, serve como base para essa reprodução cinematográfica que relata os fatos vividos por uma pessoa que mudou o destino de 669 crianças judias, salvando essas vidas perante os nazistas.

Esse ato de coragem foi apenas o prefácio de tudo o que viria adiante, a operação realizada em 1938 dá corpo aos dois fios narrativos temporais, neste período jovem e no outro já idoso em 1988.

Os reflexos de seus feitos 50 anos depois se tornam mais que uma nota de rodapé de um livro de História. Em fotografias, a realidade é capturada em negativos a visão de uma pessoa que possui um ângulo único que traz um tributo ao heroismo.

Um longa modesto, focado no poder da mensagem da narrativa contada, arranca lágrimas com sua clareza e sinceridade, porém percorre um roteiro comum em uma montagem convencional.

Os pontos fortes ficam para as atuações, onde Anthony Hopkins destaca sendo o centro emocional que carrega todo esse legado com diversas nuances, através da riqueza na retratação da época no trabalho efetivo do design de produção.

Os registros retirados de cartas, diários, anotações pessoais e conversas com amigos e familiares fazem um chamado vibrante à escolha da ação em vez da apatia diante da injustiça e um lembrete de que todos nós podemos mudar o mundo, provando que a benevolência é atemporal.

Título original: Uma Vida – A História de Nicholas Winton (One Life, 2023)
Longa-metragem do Reino Unido
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 1h49min
Gênero: Drama Biográfico
Direção: James Hawes
Roteiro: Lucinda Coxon, Nick Drake (baseado no livro de Barbara Winton)
Elenco Principal: Anthony Hopkins, Johnny Flynn, Helena Bonham Carter

Compartilhe