
Para CEO da US Media, conversas espontâneas e inserções orgânicas são estratégias chaves para fortalecer branding e conversão das marcas patrocinadoras
Segundo pesquisa da Wake Creators, empresa especializada em marketing de influência com base em dados, o Big Brother Brasil (BBB) é o reality show preferido dos brasileiros, com 61% dos votos dos participantes. O programa, produzido pela TV Globo, consolidou-se como um fenômeno cultural e uma plataforma estratégica para o marketing, indo além dos tradicionais intervalos comerciais. Com milhões de telespectadores por episódio, o BBB alcança recordes de engajamento nas redes sociais e tem sido associado a campanhas de grandes marcas, como McDonald’s, Mercado Livre e Rexona, reforçando seu impacto no mercado publicitário
De acordo com Bruno Almeida, CEO da US Media, hub de soluções de mídia líder na América Latina,a chave para o sucesso do BBB está na capacidade de criar histórias que ressoam com o público, integrando narrativas que fazem parte do dia a dia das pessoas. “Essa abordagem permite que marcas se insiram organicamente nos episódios, reforçando mensagens de branding e impulsionando conversões. Além disso, o formato de longa duração do reality, com edições anuais, oferece às empresas a oportunidade de construir uma presença contínua e relevante”, diz.
Da TV às redes sociais: um ecossistema integrado
A pesquisa da Wake Creators também revela que a TV aberta ainda é o principal canal de consumo de reality shows, com 73% dos votos, apesar das plataformas de streaming estarem logo atrás, com 72%. O Instagram lidera como a rede social preferida para acompanhar conteúdos relacionados aos programas (93%), enquanto o TikTok aparece em segundo lugar, com 65%. “Esses dados destacam a importância de uma estratégia de comunicação diversificada e integrada, que combine narrativas televisivas com diálogos digitais para ampliar o engajamento”, comenta o CEO.
“Por essa razão, o crescimento das TVs conectadas se torna um foco de atenção enorme para as marcas, já que reflete uma convergência entre o comportamento de consumo de conteúdo e o ambiente digital”, destaca o executivo. “É uma relação de causa e efeito: à medida que mais empresas percebem o valor da publicidade online em produtos televisivos, a demanda cresce e os preços podem acompanhar essa valorização”, completa.
Estratégias eficientes para engajamento
Detalhes aparentemente simples, como o uso de influenciadores que emergem no reality ou a criação de memes, podem ajudar as empresas a atingir o público com rapidez e eficiência. Além disso, gatilhos clássicos do marketing, como promoções, sorteios, campanhas interativas (quizzes, enquetes e desafios), são ferramentas valiosas para ampliar o impacto das ações.
“Tecnologias como inteligência artificial e data-driven marketing também se destacam como aliadas, permitindo segmentações precisas e mensuração de performance. Formatos como CTV ads, interações em streamings e retail media ampliam as possibilidades de conexão com o público, inclusive no offline”, destaca Almeida. O relatório “Kantar Media Reactions 2024” reforça essa tendência, apontando o retail media como o formato favorito dos consumidores para receber anúncios online.
O BBB como espelho do consumidor brasileiro
O sucesso do BBB vai além do entretenimento, refletindo as dinâmicas e preferências do consumidor brasileiro. Ações publicitárias digitais, como as do Mercado Livre – um dos anunciantes do reality –, são as preferidas do público, segundo o mesmo relatório da Kantar. Isso demonstra a importância de interpretar as tendências do programa e agir rapidamente para participar das conversas geradas em torno da produção.
Para as marcas, o desafio está em equilibrar a relevância das campanhas com as jornadas do usuário, garantindo que as ações sejam menos intrusivas e mais úteis para o espectador. Experiências imersivas, cocriações, interatividade e personalização são elementos-chave para construir conexões autênticas e ampliar o impacto das mensagens.
“O BBB se consolida, assim, não apenas como um programa de TV, mas como um case de sucesso que oferece lições valiosas para o mercado de mídia. As marcas que souberem interpretar suas dinâmicas e agir com agilidade terão a oportunidade de se aproximar do público de forma eficiente e impactante”, conclui o CEO.
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