Lagartixa Preta Produções lança oficina inédita para roteiristas trans

Wallie Ruy, Daniel Veiga e Júlia Katharine (Da esquerda para a direita)

Já imaginou contar histórias que representem sua verdade no cinema, TV ou streaming? Essa oportunidade chegou! A Lagartixa Preta Produções, com o apoio do Edital Spcine-09/2023/LPG – Apoio aos Cursos Técnicos e Criativos do Audiovisual, tem o prazer de anunciar a Oficina de Roteiro Audiovisual: “Narrativas Trans no Audiovisual – Novas Representações e Representatividade”.

Esta oficina gratuita é exclusiva para pessoas trans e tem como objetivo oferecer ferramentas e um espaço seguro para que pessoas transvestigêneres possam contar suas próprias histórias, transformando as representações marginalizadas em narrativas autênticas, respeitosas e poderosas.

Esta oficina é mais do que um curso; é um pretexto pro encontro, um movimento de apropriação da autoria das nossas vivências, livre de estereótipos e estigmas, e de valorização da pluralidade das histórias trans no audiovisual”, afirma Daniel Veiga, criador da oficina e fundador da Lagartixa Preta Produções.

O que esperar da Oficina?
Serão 14 dias de aprendizado intensivo, divididos em 21 aulas, onde os participantes irão explorar a construção de personagens, criação de narrativas e escrita de roteiros para cinema e TV. Tudo isso sob uma perspectiva trans, garantindo que as histórias representem de forma fiel e digna as vivências de cada um.

Os participantes aprenderão, entre outras coisas, a como criar roteiros autênticos, livres de estigmas, como construir personagens e tramas envolventes e técnicas de escrita audiovisual focadas na representatividade

Quem pode participar?
A oficina é exclusiva para pessoas trans/travestis, com 50% das vagas reservadas para pessoas trans pretas, pardas e indígenas, com pouca ou nenhuma experiência como roteirista. Pessoas trans que já tenham experiência no audiovisual, mas em outras áreas, também serão bem-vindas.

Esta é uma oportunidade para aqueles que nunca tiveram acesso ao mundo audiovisual, criando um espaço seguro e acolhedor para que novas vozes possam ser ouvidas e novas narrativas possam ser contadas.

Vagas disponíveis: 16

Gratuito – com vale-transporte e alimentação garantidos para todos os participantes.

Onde e quando acontecerá?
As aulas serão 100% presenciais no Museu Lasar Segall, em São Paulo, na Rua Berta, 111, Vila Mariana, São Paulo (próximo ao Metrô Santa Cruz e à CPTM). Elas acontecerão entre Abril e Junho de 2025, às quintas-feiras à noite e sábado o dia todo.

Por que essa oficina é importante?
No Brasil, onde pessoas trans ainda enfrentam violência, invisibilidade e falta de oportunidades no mundo artístico, iniciativas como esta são fundamentais para promover mudanças sociais e culturais.

Quando ocupamos as telas com nossas próprias histórias, não apenas geramos novas oportunidades de trabalho, como também contribuímos para a redução da violência e do preconceito que ainda assola nossos corpos”, continua Veiga.

A oficina visa garantir que as narrativas trans deixem de ser marginalizadas e patologizadas, mostrando suas complexidades, alegrias e desafios com a dignidade que merecem.

Como se inscrever?
As Inscrições seguem abertas até 03/02/2025 e você pode acessar o edital e o Forms pelo link

https://encurtador.com.br/r0Ryg

Para tirar dúvidas ou saber mais detalhes sobre a oficina, entre em contato com a Lagartixa Preta Produções:
Instagram: 
@alagartixapreta
Facebook: /lagartixapreta
Site: www.lagartixapreta.com
E-mail: [email protected].
Venha contar a sua história e ser a voz que o audiovisual tanto precisa!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *