49ª Mostra promove masterclasses gratuitas

Aulas abordam dois temas, a direção de arte como linguagem, em parceria com o coletivo BRADA, e o documentário De Lugar Nenhum, com o protagonista do filme, o escritor Valter Hugo Mãe 

Miguel Gonçalves Mendes

49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realiza duas masterclasses gratuitas na Sala Petrobras na Mostra, localizada na Cinemateca Brasileira. A primeira, em parceria com a BRADA, coletivo de diretoras de arte do Brasil, ocorre em 16 de outubro, quinta-feira, às 16h30, e vai abordar a linguagem da direção de arte — os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria com duas horas de antecedência. 

Na mesa, Vera Hamburger e Daniela Thomas conversam sobre suas trajetórias pessoais e aspectos fundamentais da direção de arte, o papel e a abrangência desse trabalho no cinema, assim como em outras áreas da cultura. Em seguida, haverá sessão de autógrafos do livro Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro, de Hamburger, que está na segunda edição.

Já a segunda masterclass, que ocorre em 25 de outubro, sábado, às 21h, vai tratar do documentário De Lugar Nenhum, de Miguel Gonçalves Mendes, exibido antes da conversa, também na Sala Petrobras na Mostra — os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria com duas horas de antecedência. 

Assista ao trailer

O filme faz um retrato íntimo do escritor português Valter Hugo Mãe, autor da arte do pôster da 49ª Mostra, que foi acompanhado pelo diretor por sete anos, período em que o autor escrevia o romance A Desumanização, entre viagens por Islândia, Brasil, Portugal, Colômbia e Macau. Trata-se de uma meditação visual sobre solidão, perda e pertença.

Participam do encontro, além de Mendes, o próprio Valter Hugo Mãe, a cartunista Laerte Coutinho e a apresentadora Roberta Martinelli.

Sobre os participantes

Vera Hamburger é diretora de arte, autora, curadora, pesquisadora e educadora. Atua como diretora de arte e cenógrafa desde 1985 em cinema, teatro, dança, ópera e exposições, além de intensa atividade de pesquisa e ensino sobre a matéria. Arquiteta formada pela FAU–USP, mestre em artes cênicas e doutora em arquitetura, é autora do livro Arte em Cena, a Direção de Arte no Cinema Brasileiro (SENAC–SESC, 2014 – Prêmio Jabuti 2015), e curadora do site sobre a obra do arquiteto, cenógrafo e artista visual Flávio Império. Reúne premiações nacionais em todas as áreas em que atuou, além de reconhecimento internacional. É sócia da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia e da AMPAS – Academy of Motion Picture Arts and Sciences.

Daniela Thomas

É uma artista multidisciplinar: diretora de cinema e teatro, cenógrafa, diretora de arte, curadora, roteirista e dramaturga. Realizou o design de uma centena de

cenários e expografias no Brasil e no exterior, pelos quais recebeu inúmeros prêmios, inclusive a Triga de Ouro da Quadrienal de Cenografia de Praga, o APCA pelo conjunto da obra e sete prêmios Shell. Seus filmes foram selecionados para os festivais de Cannes, Veneza e Berlim . Linha de Passe conquistou a Palma de Ouro para Sandra Corvelloni, por sua atuação. É produtora-associada do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Daniela foi uma das diretoras e a cenógrafa da cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio, em 2016. Também assinou o cenário da turnê Tempo Rei, de Gilberto Gil.

Valter Hugo Mãe

Nasceu em Angola, em 1971, filho de pais portugueses. Escritor renomado, tem sua obra editada em diversos países, com destaque para Brasil, Alemanha, Espanha e França. Como cronista, publica Autobiografia Imaginária, no Jornal de Letras, eCidadania Impura, na Notícias Magazine. É autor, dentre outros, de A Máquina de Fazer Espanhóis (2010), vencedor do Grande Prêmio Portugal Telecom de Literatura (atual Oceanos), O Apocalipse dos Trabalhadores (2008), O Remorso de Baltazar Serapião (2006), agraciado com o Prêmio José Saramago, todos publicados pela editora Biblioteca Azul. Recentemente, publicou no Brasil o romance Deus na Escuridão (Biblioteca Azul, 2024).

Miguel Gonçalves Mendes

Os esforços do cineasta podem ser resumidos num objetivo: criar uma cápsula do tempo da cultura portuguesa — e da humanidade — para as gerações futuras. Grande parte do seu trabalho documental resultou no retrato de vários ícones portugueses. Estreou comercialmente no México, na Argentina, no Brasil e na Espanha. Com uma carreira de mais de 20 anos, mantém colaborações regulares com as produtoras El Deseo (irmãos Almodóvar, Espanha) e 02 Filmes (produtora de Fernando Meirelles, Brasil).

Laerte Coutinho

Cartunista, ilustradora e roteirista. Uma das mais importantes cartunistas do Brasil, é criadora de personagens emblemáticos como os Piratas do Tietê, Hugo Baracchini e Overman. Com um humor refinado e mordaz, ao mesmo tempo, explora temas relevantes.

Roberta Martinelli

É comunicadora e pesquisadora musical. É apresentadora, criadora e curadora do programa Cultura Livre, na TV Cultura. Apresenta e produz o programa Som a Pino diariamente na Rádio Eldorado, onde também apresenta o programa semanal de literatura Clube do Livro Eldorado, vencedor do APCA 2024.


Masterclasses gratuitas na 49ª Mostra

Direção de Arte, uma Linguagem

16 de outubro, quinta-feira, das 16h30 às 17h30.

Sala Petrobras na Mostra – Cinemateca Brasileira. 

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino.

600 lugares. Entrada gratuita.

A retirada do ingresso deve ser feita na bilheteria do cinema a partir de duas horas antes do evento.

Reflexões sobre o documentário De Lugar Nenhum

25 de outubro, sábado, das 21h às 22h — sessão do filme antes da masterclass, às 19h40.

Sala Petrobras na Mostra – Cinemateca Brasileira. 

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino.

600 lugares. Entrada gratuita.

A retirada do ingresso deve ser feita na bilheteria do cinema a partir de duas horas antes do evento.


PATROCINADORES DA 49ª MOSTRA

Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio do ITAÚ e da SPCINE, a parceria do SESC, a colaboração da ANCINE, da EMBRATUR, da NETFLIX e do INSTITUTO GUIMARÃES ROSA e BRITISH COUNCIL, o apoio do PROJETO PARADISO, a promoção da GLOBOFILMES, do CANAL BRASIL, da FOLHA DE S.PAULO, da TV CULTURA, da ARTE 1, da RÁDIO BAND NEWS e da REVISTA PIAUÍ, o apoio técnico da QUANTA, do CULTURA ARTÍSTICA e da CINEMATECA BRASILEIRA, o transporte oficial do METRÔ e da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS do Governo do Estado de São Paulo. Realização: MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA.

Compartilhe