Com um catálogo diversificado, a distribuidora trará longas de sucesso de bilheteria e produções com temas políticos e inquietantes
Principal distribuidora de conteúdo asiático no país, a SATO COMPANY prepara uma série de grandes lançamentos para 2025, sempre comprometida a dar vozes para as mais diversas expressões do audiovisual asiático. Com variedade de temas e gêneros, a empresa traz longas para todos os públicos abordando questões diversas e protagonizados por astros de diferentes países da Ásia.

Em janeiro, a empresa trouxe dois filmes ao Brasil. O aguardado RM: RIGHT PEOPLE, WRONG PLACE, documentário sobre RM, líder do BTS, o mais famoso grupo de K-pop do mundo e, certamente, o produto de exportação cultural mais conhecido da Coreia do Sul. Este é o primeiro documentário solo a trazer RM para as telonas e estreou dia 9 deste mês.

Ainda em janeiro, chegou aos cinemas THE MOON: SOBREVIVENTE, de Kim Yong-hwa, indicado em 5 categorias na principal premiação coreana audiovisual, o Grand Bell Awards. Protagonizado por Sol Kyung-gu (Memórias de um assassino), o filme traz a história de uma missão espacial que termina tragicamente, e uma equipe na Terra tenta trazer de volta a salvo o único sobrevivente, interpretado pelo músico e ator Doh Kyung-soo, mais conhecido como D.O., e famoso por ser um dos membros da banda EXO.

Outra grande estreia da distribuidora é 12.12: O DIA, dirigido por Kim Sung-su, que foi o selecionado para representar a Coréia do Sul na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar. Considerada a maior bilheteria da Coréia do Sul em 2023, o longa é protagonizado por Jung Hae-in, um dos atores mais famosos de doramas da atualidade, estrela da série “Love Next Door”, da Netflix, que lhe deu fama e projeção internacional. Digirido por Kim Sung-soo, o longa recria os eventos da noite de 12 de dezembro de 1979, quando o assassinato do presidente Park levou à declaração de Lei Marcial e desencadeou um golpe militar. Apesar da trama ser situada em 1979, o longa ganha destaque por suas conexões com o cenário atual da política coreana. Em um momento em que o país enfrenta novamente a imposição de lei marcial, o fechamento do parlamento e restrições à imprensa, o longa ganha força ao recriar o golpe de 1979 e dialogar diretamente com as questões contemporâneas.
No line-up de 2025 também está o longa DETETIVE CONAN – THE MILLION DOLAR PENTAGRAM, o anime que se tornou a maior bilheteria do ano no Japão, e está entre os 10 maiores sucessos de bilheteria na história do país. DETETIVE CONAN é uma franquia com mais de 30 anos de sucesso, com série de TV com mais de mil episódios e com longas lançados anualmente. Dirigido por Chika Nagaoka (a 3a mulher a dirigir um filme na série), a partir do mangá de Gosho Aoyama, o longa é o 27o da franquia, protagonizado pelo personagem, e comemora o 30o aniversário da série de mangás.
FORÇA BRUTA: CONDENAÇÃO é o quarto filme da eletrizante série de ação protagonizado pelo detetive Ma Seok-do, interpretado pelo carismático ator Don Lee, que retoma aqui seu personagem mais famoso e se une a uma equipe de investigação cibernética para prender um criminoso especializado em jogos de azar on-line. O longa é dirigido por Heo Myeong-haeng, ator de filmes como Old Boy e Novo Mundo.
Com a atriz brasileira Daniela Dassy interpretando a astronauta Emilia, o chinês TERRA À DERIVA 2 é a sequência do filme de enorme sucesso, de 2019, atualmente disponível na Netflix. Novamente dirigido por Frant Gwo, o filme de ficção científica parte de um livro de Cixin Liu (também autor de O problema dos 3 corpos). No filme, o sol em expansão ameaça a Terra, por isso cientistas buscam uma forma de construir enormes motores que coloquem o planeta em movimento, O longa é uma das maiores bilheterias da China, tendo arrecadado mais de 630 milhões de dólares.
Do premiado cineasta de Cingapura Eric Khoo (Fica Comigo, My Magic), será lançado também SPIRIT WORLD, protagonizado pela francesa Catherine Deneuve. O roteiro é assinado pelo filho de Eric, Edward, e traz a história de uma cantora que morre durante uma turnê pelo Japão. O espírito dela, no entanto, sobrevive, e ela parte numa jornada em busca da humanidade no além-vida.
Uma produção coreana filmada no Brasil, a comédia AMAZON BULLSEYE, conta com os brasileiros Lucila Melgueiro, uma indígena baré, e o ator-mirim Juan Kalebi, e teve locações na Aldeia Cipiá, próxima a Manaus. O filme é dirigido por Kim Chang-ju (Ligação Explosiva), e protagonizado por Ryu Seung-ryong (Milagre na Cela 7), como um técnico de arco e flecha que vem para o Brasil para treinar três indígenas para as Olimpíadas.
“É uma grande responsabilidade! Eu me preparei muito para este trabalho, até porque não é só o meu nome que estou levando, mas do Amazonas e do Brasil. É o máximo ter uma amazonense de raiz indígena em um trabalho internacional como esse. É minha primeira vez atuando e ao lado de feras internacionais do cinema. Não tenho palavras para descrever o que eu sinto. Ter essa experiência foi surreal e tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas”, disse Lucila, que interpreta Jaare, em entrevista.
Sobre os filmes
12.12: O DIA
Direção: Kim Sung-su
Após o assassinato do Presidente Park, a lei marcial é decretada. Um golpe de Estado é liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), junto a um grupo de oficiais. O obstinado Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que o exército não deve agir politicamente e enfrenta Chun para detê-lo. No caos crescente, enquanto líderes militares hesitam e o Ministro da Defesa está desaparecido, o destino da primavera de Seul toma um rumo inesperado.
RM: RIGHT PEOPLE, WRONG PLACE
Direção: Seokjun LEE
Documentário sensível e autêntico que retrata a vida de RM, líder do BTS, enquanto ele navega pela fama global e trabalha em seu segundo álbum solo, proporcionando um vislumbre íntimo de sua jornada criativa por várias cidades.
THE MOON: SOBREVIVENTE
Direção: Kim Yong-hwa
Um homem é deixado no espaço devido a um trágico acidente enquanto outro homem na Terra luta para trazê-lo de volta em segurança.
DETETIVE CONAN – THE MILLION DOLAR PENTAGRAM
Direção: Chika Nagaoka
A “verdade” escondida na espada corta a noite escura e nos leva sob a lua. Amor e incidentes se desenrolam de maneiras turbulentas. ? O mistério da batalha do tesouro que dividirá o mundo começou.
FORÇA BRUTA: CONDENAÇÃO
Direção: Heo Myeong-haeng
O detetive Ma Seok-do se junta à Equipe de Investigação Cibernética para prender o ex-mercenário Baek Chang-ki, que chefia uma organização de jogos de azar online.
TERRA À DERIVA 2
Direção: Frant Gwo
Os humanos construíram enormes motores na superfície da terra para encontrar um novo lar. Mas a estrada para o universo é perigosa. Para salvar a Terra, os jovens mais uma vez precisam dar um passo à frente para iniciar uma corrida.
SPIRIT WORLD
Direção: Eric Khoo
Acompanhe uma cantora que morre repentinamente durante uma turnê no Japão, mas seu espírito continua vivo e ela embarca em uma jornada para encontrar a humanidade no além.
AMAZON BULLSEYE
Direção: Kim Chang-ju
Um treinador de arco e flecha coreano embarca em uma jornada para treinar três nativos da Amazônia para ganhar medalhas olímpicas.
Sobre a Sato Company
Fundada em 1985, a Sato Company é pioneira na distribuição e referência em Animes e Tokusatsu, tendo em seu portfólio conteúdos asiáticos de sucesso de público e crítica como Akira, Ghost in the Shell, National Kid, Ultraman, Jaspion, Jiraiya, dentre muitos outros. Sua constante inovação hoje se traduz na produção e distribuição para cinema, televisão, OTT (SVOD/TVOD/AVOD). Atua também como agregadora de conteúdo e no licenciamento de produtos. Em 2024 , foi responsável por trazer ao Brasil os filmes vencedores do Oscar ‘Godzilla Minus One’ e ‘O Menino e a Garça’.